SÍNTESE REFLEXIVA DO SEGUNDO MÓDULO
O modo de imunologia se mostrou
bastante desafiador frente aos módulos anteriores, o conteúdo era mais denso e
com maior complexidade, com uma série de variações.
Ao longo do módulo fui me
acostumando com os problemas e senti mais facilidade para estudar e compreender
os assuntos.
Foi necessário buscar em livros
variados e não apenas de Imunologia. Utilizei livros de patologia,
farmacologia, microbiologia e parasitologia também, com auxílio de artigos
acadêmicos em assuntos mais recentes ou algumas patologias. Os artigos
acadêmicos foram bastante utilizados, principalmente, no problema de Helmintos,
uma vez que os livros pouco abordavam sobre a resposta imune a estes.
As discussões de abertura do
grupo são bastante produtivas se tornando as vezes prolongadas. As hipóteses
criadas pelo grupo estão, na maioria das vezes, corretas ou parcialmente
corretas. Esse entendimento prévio do grupo foi bastante produtivo.
Nos fechamentos eu me sentia bem
localizada na discussão, compreendendo os assuntos discutidos e acredito ter
tido uma boa participação, percebendo um crescimento de conteúdo nas minhas
colocações ao longo do módulo.
O tutor nos orientou nas
situações problemas sobre o rumo das discussões e nos ajudou a organizar os
conteúdos expostos por todos os alunos de maneira coerente.
Observei a aplicação dos meus
estudos no IESC, ao acompanhar as consultas com o médico, diferenciando
infecções virais de bacterianas de acordo com sinais, sintomas e exames
laboratoriais.
As aulas de práticas funcionais
estiveram correlacionadas com as situações problema na maioria das vezes, e os
roteiros para realização das atividades estavam bem claros.
Em relação ao morfofuncional, os
roteiros estavam muito genéricos não sendo possível realizar um estudo prévio
detalhado para as aulas. Meus estudos foram realizados após as aulas com o
conteúdo abordado pelos professores, porém, esse conteúdo foi divergente, em
muitos casos, do roteiro. Por exemplo, nos últimos roteiros não havia
orientação alguma sobre o estudo de exames de imagem, conteúdo este que nos foi
dito necessário em aula.
As aulas de habilidades médicas focaram
no exame físico, o conteúdo foi claramente explicado pelos professores, porém
senti um pouco de dificuldade em relação à prática de realização, que não nos
foi explicada. Por exemplo, em relação aos sons cardíacos tivemos apenas uma
aula em boneco para ouvirmos os sons, e isso não foi o suficiente para que eu
pudesse assimilar a diferença entre cada um, como deve ser auscultado e onde.
As aulas de habilidades de
comunicação foram menos produtivas nesse módulo, as atividades não pareciam com
a realidade vivida por médicos em seu dia-a-dia; esse assunto já foi discutido pela
turma com os professores da matéria.
Por fim, as aulas de core
curriculum são extremamente importantes para a formação do médico, porém
observo que os alunos de mostram bastante desinteressados, o que talvez ocorra
pela dinâmica das aulas. Em todas as aulas de antropologia são realizados TBL´s
o que é bastante cansativo, e os textos para leitura são extremamente longos.
As aulas de direito são expositivas e ocorrem debates de maneira mais frequente
o que aumenta o entrosamento da turma com a aula e com o professor.
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