SÍNTESE REFLEXIVA DO SEGUNDO MÓDULO


O modo de imunologia se mostrou bastante desafiador frente aos módulos anteriores, o conteúdo era mais denso e com maior complexidade, com uma série de variações.
Ao longo do módulo fui me acostumando com os problemas e senti mais facilidade para estudar e compreender os assuntos.
Foi necessário buscar em livros variados e não apenas de Imunologia. Utilizei livros de patologia, farmacologia, microbiologia e parasitologia também, com auxílio de artigos acadêmicos em assuntos mais recentes ou algumas patologias. Os artigos acadêmicos foram bastante utilizados, principalmente, no problema de Helmintos, uma vez que os livros pouco abordavam sobre a resposta imune a estes.
As discussões de abertura do grupo são bastante produtivas se tornando as vezes prolongadas. As hipóteses criadas pelo grupo estão, na maioria das vezes, corretas ou parcialmente corretas. Esse entendimento prévio do grupo foi bastante produtivo.
Nos fechamentos eu me sentia bem localizada na discussão, compreendendo os assuntos discutidos e acredito ter tido uma boa participação, percebendo um crescimento de conteúdo nas minhas colocações ao longo do módulo.
O tutor nos orientou nas situações problemas sobre o rumo das discussões e nos ajudou a organizar os conteúdos expostos por todos os alunos de maneira coerente.
Observei a aplicação dos meus estudos no IESC, ao acompanhar as consultas com o médico, diferenciando infecções virais de bacterianas de acordo com sinais, sintomas e exames laboratoriais.
As aulas de práticas funcionais estiveram correlacionadas com as situações problema na maioria das vezes, e os roteiros para realização das atividades estavam bem claros.
Em relação ao morfofuncional, os roteiros estavam muito genéricos não sendo possível realizar um estudo prévio detalhado para as aulas. Meus estudos foram realizados após as aulas com o conteúdo abordado pelos professores, porém, esse conteúdo foi divergente, em muitos casos, do roteiro. Por exemplo, nos últimos roteiros não havia orientação alguma sobre o estudo de exames de imagem, conteúdo este que nos foi dito necessário em aula.
As aulas de habilidades médicas focaram no exame físico, o conteúdo foi claramente explicado pelos professores, porém senti um pouco de dificuldade em relação à prática de realização, que não nos foi explicada. Por exemplo, em relação aos sons cardíacos tivemos apenas uma aula em boneco para ouvirmos os sons, e isso não foi o suficiente para que eu pudesse assimilar a diferença entre cada um, como deve ser auscultado e onde.
As aulas de habilidades de comunicação foram menos produtivas nesse módulo, as atividades não pareciam com a realidade vivida por médicos em seu dia-a-dia; esse assunto já foi discutido pela turma com os professores da matéria.
Por fim, as aulas de core curriculum são extremamente importantes para a formação do médico, porém observo que os alunos de mostram bastante desinteressados, o que talvez ocorra pela dinâmica das aulas. Em todas as aulas de antropologia são realizados TBL´s o que é bastante cansativo, e os textos para leitura são extremamente longos. As aulas de direito são expositivas e ocorrem debates de maneira mais frequente o que aumenta o entrosamento da turma com a aula e com o professor.

Comentários

Postagens mais visitadas