SÍNTESE REFLEXIVA IESC


Neste semestre ouve uma série de melhoras no IESC, quando comparado ao semestre passado.
O ponto principal foram as mudanças na reflexão, que, anteriormente era realizada semanalmente, passou agora a ser realizada a cada 4 semanas no horário em que os alunos deveriam estar na Unidade Básica.
As reflexões se mostraram muito mais produtivas, porém, é válido ressaltar que os textos que deveriam ser estudados para o TBL eram enviados apenas no domingo a noite para a reflexão na segunda feira pela manhã, a maioria dos alunos não tinham tempo de ler, o que prejudicava a discussão.  Nem todos os TBL´s foram enviados aos alunos.
Em relação à UBS, também houveram uma série de mudanças. Iniciamos com novos preceptores (Dr. Marcus e Enf. Sônia), passamos então a acompanhar consultas com o médico e chegamos a assumir a enfermagem, aferindo a pressão arterial e realizando o destro. Porém, devido a problemas internos da unidade o Enf. Ciro passou a ser nosso novo preceptor, não houveram grandes alterações, continuamos acompanhando consulta e a ficar na enfermagem, porém aprendemos como aplicar vacina nas pessoas e alguns de nós realizaram VD.
Durante a consulta conseguimos colocar em prática praticamente todos os conceitos estudados no semestre: fisiologia, imunologia e epidemiologia. Praticamos a ausculta cardíaca e compreendemos muito sobre a indicação e posologia de alguns medicamentos.
Ainda não adotamos uma família, mas talvez devido ao período conturbado de troca de preceptores.
Em nosso projeto aplicativo optamos por realizar uma pesquisa de satisfação com os usuários da unidade. Acreditávamos que teríamos um índice de rejeição maior, ficamos surpresos ao perceber que a avaliação geral da UBS era positiva e que o ponto mais negativo identificado foi que os usuários recebem pouca visita dos ACS´s. Um ponto bastante positivo está relacionado a vacinação, uma vez que grande parte dos usuários se sentem orientado sobre quais deve tomar.
Na proposta de intervenção, que será aplicada semestre que vem, optamos pelo planejamento e planejar consiste, basicamente, em decidir com antecedência o que será feito para mudar condições insatisfatórias no presente ou evitar que condições adequadas venham a deteriorar-se no futuro. Ou seja, realizaremos, junto com os agentes comunitários um planejamento em relação às visitas, para garantir que todos os usuários sejam acompanhados e, em relação as vacinas, buscaremos, junto com a equipe de enfermagem, realizar campanhas.
Durante a apresentação dos projetos ouve um pequeno tumulto, porque o espaço destinado para apresentação era demasiadamente pequeno. Cabe a sugestão de que salas ou o próprio espaço da cantina sejam disponibilizados para evitar o tumulto.
Além disso recebemos a sugestão do avaliador para que colocássemos as referências na parte superior do banner, como é de costume em congressos, porém, no modelo enviado aos alunos as referencias deveriam ficar na parte inferior.
O ponto negativo do IESC foi a mudança no sistema de notas e presença, no qual, agora, os alunos devem carregar uma folha que os preceptores assinam e anotam a nota. Este é o único local em que o controle é realizado. Além desse sistema ser arcaico, quando comparado com toda tecnologia existente, tem riscos de extravio com grande facilidade e, não, necessariamente, por descuido do aluno. É válido ressaltar que o controle de presença e de notas é de responsabilidade da faculdade e não dos alunos.
A prova realizada no dia 11 de junho de 2018 estava fora de contexto, algumas questões não abordavam o conteúdo estudado e foi necessário anular uma questão.

Comentários

Postagens mais visitadas