SÍNTESE REFLEXIVA DA PRIMEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA DO 2° MÓDULO



            Nessa primeira situação problema nos foi apresentado o caso de Jackson, um jovem de 14 anos, que era um bom aluno, porém, nos últimos tempos tinha se afastado da escola, engordado muito e disse que sua vida tinha acabado. Ele conversou com sua professora e disse que os colegas tiravam sarro de seu corpo, apelidando-o de bebezinho. Ela observou que os outros meninos saiam com meninas e que ele não era convidado para nenhuma festinha. Ela diz que Jackson está com duvidas sobre o desenvolvimento do seu corpo, que quer saber quando tempo vai demorar para que ele tenha pelos, e que tem vergonha de tirar a camisa, ela acredita ser por alguma coisa nas glândulas mamárias.
            Após discutirmos o assunto, chegamos a alguns objetivos de aprendizagem.
            No fechamento, nos chegamos às seguintes conclusões:
Compreendemos sobre o funcionamento do eixo HHG, entendendo que o hipotálamo produz o hormônio GnRH que age na hipófise estimulando a secreção de LH e FSH. Cada um desses hormônios age em células diferentes nas gônadas, estimulando a produção de outros hormônios.  
Compreendemos como ocorre a puberdade masculina, primeiramente ocorre o aumento do volume testicular, seguido do aparecimento dos pelos pubianos,  que vão aumentando em espessura e quantidade, começam a crescer os pelos no rosto e na axila, então o pênis cresce, primeiro em comprimento, depois em diâmetro e, por fim, ocorre o desenvolvimento da glande.
Como a puberdade inicia-se em momentos diferentes, ela costuma causar angústia em alguns jovens; é comum também que, alguns jovens, desenvolvam ginecomastia puberal, ou seja, crescimento das glândulas mamarias na puberdade, esse crescimento tende a regredir em até dois anos. Essa é a hipótese formulada pelo grupo no caso de Jackson.
Nós entendemos que adolescência corresponde a uma faixa etária, enquanto puberdade é um fenômeno biológico. A puberdade masculina, está relacionada com a espermatogênese, que foi esquematizada em lousa.
Foram discutidos os padrões de avaliação do hebiatra, ou seja, os critérios de Tanner, que são utilizados para avaliar se o adolescente está tendo um crescimento normal ou anormal.
Nos definimos bullying, e suas consequências na adolescência, bem como os fatores de risco em que as pessoas nessa faixa etária estão expostas e os programas governamentais voltados para a saúde deles.

FONTES DE ESTUDO:


Comentários

Postagens mais visitadas