SÍNTESE REFLEXIVA DA PRIMEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA DO 2° MÓDULO
Nessa primeira situação
problema nos foi apresentado o caso de Jackson, um jovem de 14 anos, que era um
bom aluno, porém, nos últimos tempos tinha se afastado da escola, engordado
muito e disse que sua vida tinha acabado. Ele conversou com sua professora e
disse que os colegas tiravam sarro de seu corpo, apelidando-o de bebezinho. Ela
observou que os outros meninos saiam com meninas e que ele não era convidado
para nenhuma festinha. Ela diz que Jackson está com duvidas sobre o
desenvolvimento do seu corpo, que quer saber quando tempo vai demorar para que
ele tenha pelos, e que tem vergonha de tirar a camisa, ela acredita ser por
alguma coisa nas glândulas mamárias.
Após discutirmos o assunto, chegamos
a alguns objetivos de aprendizagem.
No fechamento, nos chegamos às
seguintes conclusões:
Compreendemos sobre o funcionamento do
eixo HHG, entendendo que o hipotálamo produz o hormônio GnRH que age na
hipófise estimulando a secreção de LH e FSH. Cada um desses hormônios age em
células diferentes nas gônadas, estimulando a produção de outros hormônios.
Compreendemos como ocorre a puberdade
masculina, primeiramente ocorre o aumento do volume testicular, seguido do
aparecimento dos pelos pubianos, que vão
aumentando em espessura e quantidade, começam a crescer os pelos no rosto e na
axila, então o pênis cresce, primeiro em comprimento, depois em diâmetro e, por
fim, ocorre o desenvolvimento da glande.
Como a puberdade inicia-se em momentos
diferentes, ela costuma causar angústia em alguns jovens; é comum também que,
alguns jovens, desenvolvam ginecomastia puberal, ou seja, crescimento das
glândulas mamarias na puberdade, esse crescimento tende a regredir em até dois
anos. Essa é a hipótese formulada pelo grupo no caso de Jackson.
Nós entendemos que adolescência
corresponde a uma faixa etária, enquanto puberdade é um fenômeno biológico. A
puberdade masculina, está relacionada com a espermatogênese, que foi
esquematizada em lousa.
Foram discutidos os padrões de avaliação
do hebiatra, ou seja, os critérios de Tanner, que são utilizados para avaliar
se o adolescente está tendo um crescimento normal ou anormal.
Nos definimos bullying, e suas
consequências na adolescência, bem como os fatores de risco em que as pessoas
nessa faixa etária estão expostas e os programas governamentais voltados para a
saúde deles.
FONTES DE ESTUDO:
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