SÍNTESE REFLEXIVA DA SEGUNDA SITUAÇÃO PROBLEMA DO 2° MÓDULO


           Na abertura dessa situação problema nos foi apresentado uma situação na qual Paula, uma professora, busca ajuda de uma médica, Dra. Clara. Paula informa, inicialmente considerar ser um asssunto delicado e extremamente complicado para a diretora da escola em que leciona abordar por ser muito religiosa.
            Dra. Clara se dispõe a tentar ajuda-la e então Paula expõe a situação: ela acredita estar com uma “epidemia” na escola, apenas naquele ano quase 25% de uma sala da sétima série estavam grávidas, informa ter abordado o assunto sexualidade nas aulas, apesar deste não fazer parte da programação e então percebeu que muitas meninas sabem sobre o ciclo menstrual, que poucas utilizam qualquer método contraceptivo apesar de terem uma vida sexual. Por fim, ela diz que acredita que essas meninas ainda não são capazes fisica e psicologicamente de sustentar uma gravidez.
            O grupo então realizou uma discussão e definiu alguns objetivos de aprendizagem que foram pesquisados para o fechamento do problema.
Compreendemos a diferença do eixo HHG entre homens e mulheres: nas mulheres o ciclo ovulatório está intimamente relacionado com as variações provocadas por esse eixo; a maturação e a ovulação seriam impossíveis.
Por consequência, compredemos como cada variação do eixo altera o ciclo: na fase proliferativa (inicial), as concentrações de FSH e LH no sangue estão elevadas, provando uma rápida prproliferação das células granulosas. Além disso, as células fusiformes derivas do intertício ovariano agrupam-se em diversas camadas fora das células granulosas levando ao surgimento de uma segunda massa celular denominada teca. Na teca interna,  as células adquirem características epitelióides semelhantes a das células granulosas e desenvolvem capacidade de secretar mais hormonios sexuais esteróides (estrogênio e progesterona). Na teca externa desenvolve-se uma capsula de tecido conjuntivo altamente vascular que se torna a cápsula do folículo. Depois da fase proliferativa, a massa de células granulosas secreta um líquido folicular que contém uma concentração elevada de estrogênio. O acúmulo desse liquido leva ao aparecimento de um antro dentro da massa. O crescimento até o estágio antral é estimulado pelo FSH. Ocorre então um crescimento acelerado dos folículos vesiculares, tal crescimento é causado pelo estrogênio secretado no folículo. Os folículos antrais têm um crescimento quase explosivo, e o oócito permanece inscrustado em uma massa de células granulosas de um polo do folículo. Ainda antes de ocorrer a ovulação, um dos folículos cresce mais que os outros, e os outros involuem (processo denominado atresia), diz-se então que tornaram-se folículos atrésicos. Cerca de dois dias antes da ovulação, a secreção de LH aumenta muito e a de FSH sofre um aumento menor fazendo com que haja dilatação do folículo. O LH tem ume feito específico nas células granulosas e tecais, convertendo-as em células secretoras de progesterona. Como a progesterona inibe o estrogênio a concetração desse começa a cair derca de 1 dia antes da ovulação. Então a parede externa protuberante do folículo incha-se rapidamente e uma pequena área no centro da cápsula folicular (estigma) projeta-se formando um bico que se rompe permitindo que o óocito saia cercado por uma massa de células granulosas denomida coroa radiada. A ovulação ocorre, em média, 14 dias depois do ínicio da menstruação. Logo após a ovulação, as células granulosas e tecais internas trasnformam-se em células luteínicas, a massa total delas é denominada corpo lúteo, as células granulosas desse corpo formam grandes quantidades de progesterona e médias de estrogênio; as células tecais formam androstenediona e testosterona que são, em sua maioria, convertidos pelas granulosas em hormonios femininos. Esse corpo sofre então crescimento por um período começando a involuir. Aproximadamente 12 dias depois da ovulação, não ocorrendo a fecundação, com as baixas concentrações de LH e FSH, torna-se corpus albicans que é substituído pelos meses seguintes por tecido conjuntivo. Ao fim da involução sessam completamente a secreção de hôrmonios, então a hipófise volta a secretar FSH e LH para iniciar um novo ciclo, a escassez de progesterona e estrogênio provoca a desmação uterina.
Foi discutido também a gametogênese feminina. Diferentemente do homem, apenas uma célula gamética é maturada por vez na mulher. As mulheres, também diferentemente dos homens, nascem com todas as suas células gaméticas, o desenvolvimento delas ocorre até o quinto mês da gravidez, sessando as mitoses no estágio da prófase. Na puberdade, essa divisão é retomada, ocorrendo a primeira meiose. Cada oócito é divido em duas células, um oócito secundário e um corpo polar. Esse oócito sofre uma segunda divisão meiótica que sofre uma pausa após a separação das cromátides. Ocorre então a liberação do óocito. Caso ocorra a fecundação a meiose chega ao seu estágio final.
Foi discutido as características sexuais femininas e diferenciado a puberdade da adolescência.
Buscamos também o motivo de gravidez em adolescentes ser considerada de risco, entendendo que mães jovens têm maior risco de doença hipertensiva especifíca da gestação, de abortamento, de ruptura prematura das membranas ovulares e menor peso da criança ao nascer.
Por fim, discutimos os métodos contraceptivos mais indicados para adolescentes, concluímos que pílulas e injetáveis mensais, implante subdérmico e uso de preservativos são indicados.
O grupo ficou de pesquisar para o próximo encontro detalhes relacionados ao endométrio e ao ovário, bem como compreender se todo ciclo feminino é ovulatório e a partir de qual momento a mulher é fértil.
·         Guyton
·         AZEVEDO, Walter Fernandes de et al . Complications in adolescent pregnancy: systematic review of the literature. Einstein (São Paulo),  São Paulo ,  v. 13, n. 4, p. 618-626,  Dec.  2015 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082015000400618&lng=en&nrm=iso>. access on  22  Sept.  2017.  Epub June 09, 2015.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082015RW3127.

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