SÍNTESE REFLEXIVA DA TERCEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA DO 2° MÓDULO
Nessa
aula nos foi apresentado um caso no qual um casal (Carla e Josimar) estavam
tentando ter filhos, como não conseguiram engravidar com o passar do tempo
procuraram uma clínica especializada, e descobriram que Josimar tinha
oligospermia, foi então indicado o processo de fertilização in vitro. Foram
realizadas três tentativas que não obtiveram sucesso, o casal estava quase
desistindo quando obteve sucesso.
Com
o sucesso do procedimento, e a posterior constatação da gravidez, Carla
discutia com seu médico sobre as possibilidades de estocar sangue do cordão
umbilical.
Frente
a essa situação problema o grupo discutiu e determinou os objetivos de
aprendizagem.
Iniciamos
o fechamento discutindo sobre a diferença de infertilidade e esterilidade, o
grupo chegou a uma conclusão para cada definição, porém é importante ressaltar
que nos Descritores em Ciência da Saúde essas palavras são dadas como
sinônimos.
Foram
discutidos então os tipos de fertilização, como cada uma é realizada e quando é
indicada.
Baseando-nos
na situação problema, discutimos sobre o uso das células-tronco, uma vez que
Carla gostaria de armazenar o sangue do cordão. Compreendemos que existem três
classificações para essas células: embrionárias, adultas e induzidas. As
embrionárias então presentes cerca de quatro dias após a fecundação e são
consideradas totipotentes. As adultas tem alto poder de regeneração e são
pluripotentes. As induzidas são consideradas multipotentes e podem ser
produzidas em laboratório.
Discutimos
sobre o desenvolvimento embrionário, compreendendo os acontecimentos até a 8ª
semana, os anexos embrionários e os tecidos.
Resumidamente,
na primeira semana ocorre a fecundação, a formação do zigoto, inicia-se o
processo de clivagem e a ligação do blastocisto na parede do útero; na segunda
semana o blastocisto se implanta corretamente e aparecem as vilosidades
coriônicas; na terceira semana ocorre a gastrulação, o aparecimento da linha
primitiva, acontece a neurulação. O período entre a quarta e oitiva semana é
denominado período embrionário, nesse período o disco embrionário torna-se
tridérmico, formam-se as pregas cefálicas, caudal e lateral que resultam no
embrião e no saco vitelínico. Os três folhetos germinativos diferenciam-se em
vários tecidos e órgãos, de maneira que no fim desse período os primórdios de
todos os principais sistemas já apareceram. O embrião já possui características
humanas.
Em seguida, discutimos o que cada
folheto germinativo origina, e concluímos que o Ectoderma origina o sistema nervoso central,
sistema nervoso periférico, epitélios sensitivos do olho, ouvido e nariz, a
epiderme e seus anexos (pelos e unhas), glândulas mamárias, à hipófise, às
glândulas subcutâneas e ao esmalte dos dentes. As células da crista neural, derivadas do ectoderma, dão origem às células dos gânglios espinhais,
craniais e autônomos; células capsulares do sistema nervoso periférico; células pigmentares
da derme; músculo, tecidos conjuntivos e osso originado dos arcos branquiais;
medula suprarrenal; que o Mesoderma origina cartilagem, osso e
tec. Conjuntivo, músculo estriado e liso, coração, vasos, células
sanguíneas e linfáticas, rins, gônadas, ductos genitais, membranas serosas (que revestem as
cavidades do corpo – pericárdio, pleura e peritônio) baço e córtex da glândula suprarrenal e que o Endoderma origina
revestimento epitelial dos tratos gastrointestinal e respiratório, parênquima das
amidalas, glândula tireoide, ao timo, ao fígado, ao pâncreas, ao revestimento
epitelial da bexiga urinária e uretra, e o revestimento epitelial da
cavidade timpânica, antro timpânico e tubo auditivo. .
Para
finalizar foi discutido sobre doenças congênitas, genéticas e teratogênicas bem
como a definição de ovo, embrião e feto.
As
fontes utilizadas para que fosse possível responder os objetivos de
aprendizagem foram:
·
JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia
Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 200
·
MOORE K L., PERSAUD T.V.N. Embriologia
Clínica. 9ª Edição. Elsevier, 2012. 560p.
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