SÍNTESE REFLEXIVA DA TERCEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA DO 2° MÓDULO


Nessa aula nos foi apresentado um caso no qual um casal (Carla e Josimar) estavam tentando ter filhos, como não conseguiram engravidar com o passar do tempo procuraram uma clínica especializada, e descobriram que Josimar tinha oligospermia, foi então indicado o processo de fertilização in vitro. Foram realizadas três tentativas que não obtiveram sucesso, o casal estava quase desistindo quando obteve sucesso.
Com o sucesso do procedimento, e a posterior constatação da gravidez, Carla discutia com seu médico sobre as possibilidades de estocar sangue do cordão umbilical.
Frente a essa situação problema o grupo discutiu e determinou os objetivos de aprendizagem.
Iniciamos o fechamento discutindo sobre a diferença de infertilidade e esterilidade, o grupo chegou a uma conclusão para cada definição, porém é importante ressaltar que nos Descritores em Ciência da Saúde essas palavras são dadas como sinônimos.
Foram discutidos então os tipos de fertilização, como cada uma é realizada e quando é indicada.
Baseando-nos na situação problema, discutimos sobre o uso das células-tronco, uma vez que Carla gostaria de armazenar o sangue do cordão. Compreendemos que existem três classificações para essas células: embrionárias, adultas e induzidas. As embrionárias então presentes cerca de quatro dias após a fecundação e são consideradas totipotentes. As adultas tem alto poder de regeneração e são pluripotentes. As induzidas são consideradas multipotentes e podem ser produzidas em laboratório.
Discutimos sobre o desenvolvimento embrionário, compreendendo os acontecimentos até a 8ª semana, os anexos embrionários e os tecidos.
Resumidamente, na primeira semana ocorre a fecundação, a formação do zigoto, inicia-se o processo de clivagem e a ligação do blastocisto na parede do útero; na segunda semana o blastocisto se implanta corretamente e aparecem as vilosidades coriônicas; na terceira semana ocorre a gastrulação, o aparecimento da linha primitiva, acontece a neurulação. O período entre a quarta e oitiva semana é denominado período embrionário, nesse período o disco embrionário torna-se tridérmico, formam-se as pregas cefálicas, caudal e lateral que resultam no embrião e no saco vitelínico. Os três folhetos germinativos diferenciam-se em vários tecidos e órgãos, de maneira que no fim desse período os primórdios de todos os principais sistemas já apareceram. O embrião já possui características humanas.
Em seguida, discutimos o que cada folheto germinativo origina, e concluímos que o Ectoderma origina o sistema nervoso central, sistema nervoso periférico, epitélios sensitivos do olho, ouvido e nariz, a epiderme e seus anexos (pelos e unhas), glândulas mamárias, à hipófise, às glândulas subcutâneas e ao esmalte dos dentes. As células da crista neural,  derivadas do ectoderma, dão origem às células dos gânglios espinhais, craniais e autônomos; células capsulares do sistema nervoso periférico; células pigmentares da derme; músculo, tecidos conjuntivos e osso originado dos arcos branquiais; medula suprarrenal; que o Mesoderma origina cartilagem, osso e tec. Conjuntivo, músculo estriado e liso, coração, vasos, células sanguíneas e linfáticas, rins, gônadas, ductos genitais, membranas serosas (que revestem as cavidades do corpo – pericárdio, pleura e peritônio) baço e córtex da glândula suprarrenal e que o Endoderma origina revestimento epitelial dos tratos gastrointestinal e respiratório, parênquima das amidalas, glândula tireoide, ao timo, ao fígado, ao pâncreas, ao revestimento epitelial da bexiga urinária e uretra, e o revestimento epitelial da cavidade timpânica, antro timpânico e tubo auditivo.  . 
Para finalizar foi discutido sobre doenças congênitas, genéticas e teratogênicas bem como a definição de ovo, embrião e feto.
As fontes utilizadas para que fosse possível responder os objetivos de aprendizagem foram:
·                     JUNQUEIRA, L.C.U. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 200 
·                     MOORE K L., PERSAUD T.V.N. Embriologia Clínica. 9ª Edição. Elsevier, 2012. 560p. 
·                     Projeto Genoma - USP 


Comentários

Postagens mais visitadas