SOS Cidadão
06.11.2017: Ressuscitação Cardiopulmonar, Desfibrilador
Externo Automático (DEA) e Atividade Prática.
Nesse dia nos foi explicado o que é
uma parada cardiopulmonar e o que é necessário fazer para reverte-la.
Inicialmente é necessário
identificar a parada e para tal verifica-se o pulso do paciente; caso este não
esteja presente é necessário que se inicie a massagem cardíaca e telefone para
o SAMU.
Em ambientes públicos está
disponível o DEA, e este deve ser solicitado imediatamente.
Nos foi orientado como realizar a
massagem cardíaca e como utilizar o desfibrilador.
Ao fim da aula foi realizada uma espécie
de prova, onde, os alunos divididos em duplas deveriam realizar a massagem
cardíaca e utilizar o DEA.
07.11.2017: Epilepsia,
Engasgos e Queimaduras.
Nessa aula nos foi orientado como agir
e como identificar convulsões, engasgos e queimaduras.
Foi de extrema importância para poder quebrar
alguns conceitos errôneos estabelecidos.
Não há necessidade de se chamar o SAMU caso
o paciente já seja epilético; porém, caso seja a primeira convulsão da vítima é
fundamental que ela seja encaminhada ao hospital.
08.11.:2017:
Parto de Emergência, Acidentes Vasculares e Hemorragias.
Nos foi ensinado como identificar e
como agir em casos de parto de emergência, acidentes vasculares e hemorragia.
É de extrema importância que se avalie a
gravidade do quadro, considerando se a hemorragia é venosa ou arterial; se o
acidente vascular é isquêmico ou hemorrágico; ou se o parto está iminente.
09.11.2017:
Prevenção de Acidentes, Traumas e Transporte de Politraumatizados.
Nos foi orientado como prevenir
acidentes com idosos realizando a retirada de tapetes ou prendendo a ponta
destes em baixo dos móveis, colocando barras nos banheiros para que o idoso
possa se apoiar. A prevenção é importante para evitar quedas e possíveis complicações
consequentes.
Além disso compreendemos como é
esperada a ação do médico em caso de acidentes traumáticos e como os feridos devem
ser transportados.
10.11.2017:
Atividades Práticas (aulas anteriores).
Nesse dia os alunos foram divididos em
grupos, que passaram por diversas salas; em cada uma dessas salas havia uma
situação em que os alunos deveriam identificar o problema e agir de maneira adequada.
Comentários
Postar um comentário