SÍNTESE REFLEXIVA DA PRIMEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA DO 2° MÓDULO
Essa
situação problema se mostrou bastante complicada, assim como todas as primeiras
situações problemas, isso deve-se devido a necessidade de um processo de
adaptação, seja pelo novo módulo ou pelo novo tutor, ou até para o novo grupo,
como no primeiro módulo.
Na
abertura o grupo manteve-se como no módulo anterior, sempre respeitoso,
complementando a fala dos colegas de modo a agregar conhecimento de modo a
facilitar a discussão e a formação de hipóteses.
Particularmente,
no inicio da abertura me senti bastante perdida, uma vez que não consegui
identificar o foco da questão, porém, com o ocorrer do debate consegui perceber
o que era almejado em relação ao problema.
Defendi
que o processo inflamatório não era obrigatório para que ocorresse a
cicatrização, considerando que este seria uma segunda tentativa do corpo para
realiza-la, ou seja, haveria uma tentativa para que o processo de cicatrização ocorresse
e caso esta tentativa não fosse bem-sucedida ocorreria uma inflamação.
Iniciei
meus estudos por um livro de imunologia e me senti bastante perdida, sem saber
o que focar ou o quanto aprofundar. Por sugestão de uma colega, busquei
entender o básico do sistema imunológico em um livro de fisiologia, dessa
maneira pude compreender conceitos básicos e fundamentais da imunologia. Em
seguida busquei sobre resposta inflamatório em um livro de patologia, utilizando,
por fim, e para concretizar meus estudos um livro de imunologia. Alguns artigos
foram também fundamentais para que eu pudesse consolidar e relacionar todas as
informações.
Pude
perceber que meu conceito sobre inflamação estava errado, compreendendo que ela
é um processo fundamental para que haja a regeneração do tecido lesado.
O
fechamento dessa situação foi um tanto conturbado, devido a grande quantidade
de informação e por estarmos em um grupo maior.
Porém,
acredito ter sido capaz de acompanhar a discussão e não me senti perdida em
nenhum momento, compreendendo todas as exposições dos meus colegas e
conseguindo relaciona-las com os meus estudos. Percebi que falei menos do que
eu costumava falar no módulo anterior, mas atribuo esse fato ao nervosismo do
primeiro fechamento e ao maior número de alunos na sala.
O
redator conseguiu transferir a maior parte da discussão para lousa, bem como
conseguiu demonstrar seus estudos. A coordenadora distribuiu bem o tempo de
fala entre cada aluno e conseguiu organizar a discussão na maior parte dos
momentos. O tutor nos ajudou a
direcionar a discussão, orientando-nos em relação aos tópicos mais importantes.
Pode-se
perceber que essa situação problema foi a introdução para a imunologia e que toda
a informação compartilhada será fundamental para os próximos problemas.
Houve
uma integração entre esse problema e as aulas do morfofuncional, mas acredito
que poderia ter sido maior. No laboratório discutimos superficialmente as camadas
da pele, o que se relaciona com a queimadura da situação problema. Foi
discutido também a medula óssea e o timo como locais produtores das células. Também
se comentou sobre as respostas inatas e adaptativas do organismo; sugiro que ao
comentar sobre as células envolvidas em cada uma das respostas nos seja
explicado a histologia destas, para que seja possível identifica-las ao microscópio.
As
aulas de práticas funcionais não estiveram tão relacionadas, pois aprendemos a
preparar uma lâmina de sangue para realizar a observação; acredito que na próxima
semana identificaremos as células sanguíneas ao microscópio.
FONTES DE ESTUDO:
FONTES DE ESTUDO:
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