SÍNTESE REFLEXIVA DA PRIMEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA DO 1° MÓDULO
A primeira situação
problema apresentada foi bastante desafiadora por uma série de motivos;
Na
abertura, mostrou-se complicada devido a densidade de informações contidas,
além disso, foi uma situação de adaptação uma vez que os alunos não faziam
parte do mesmo grupo de tutoria no semestre anterior, de modo que, cada um
tinha maneiras diferentes de chegar aos objetivos de aprendizagem, além disso,
por não se conhecerem tão bem, alguns alunos ficaram tímidos para expor suas
opiniões.
Apesar
disso, o grupo conseguiu atingir os objetivos almejados, foi necessário um
direcionamento do tutor, que, colaborou com a discussão direcionando-a.
No
fechamento, o grupo estava mais integrado e mais confiante para contribuir com
a discussão.
O
tema, apesar de ter sido bastante “assustador” na abertura pode ser
compreendido sem maiores dificuldades.
Como
relatora nesta situação problema senti que não pude expor com clareza todos os
meus estudos e acabei por misturar alguns asssuntos.
O
cargo de relatoria é desafiador por exiger do aluno agregar os seus
conhecimentos com os que estão sendo expostos bem como escreve-los de maneira
clara e rápida em uma tentativa de acompanhar a discussão.
Acredito
que o grupo formado está equilibrado e que todos conseguirão expor os estudos
realizados sem constrangimentos e que não haverão “dispustas”.
FONTES
DE ESTUDO:
·
Descritores em Ciências da Saúde: DeCS. *. ed. rev. e ampl.
São Paulo: BIREME / OPAS / OMS, 2017. Disponível em: < http://decs.bvsalud.org >.
Acesso em09 de fev. 2018.
·
Bittencout,
Simone; Neuromoduladores e neurotransmissores, noção geral; Laboratório de
Neurofisiologia UNIFESP. Disponível em: http://www.neurofisiologia.unifesp.br/neuromoduladores_nocaogeral_simonebittencourt.pdf Acesso em 14 fev 2018
·
MACHADO,
Angelo. Neuroanatomia Funcional. 2ed. São Paulo; Atheneu 1998
·
Charles R.; STROMINGER, Norman L.;
DEMAREST, Robert J.. Neuroanatomia. 5 ed. Santo
Amaro: Editora Premier, 1999.
·
COSENZA,
Ramon Moreira. Fundamentos de neuroanatomia. 2 ed.. Rio de Janeiro: Guanabara
Koogan, 2001
·
VERONEZ,
Djanira et al; REGATTIERI, Neysa et al; Abordagem morfofuncional do Sistema
Nervoso Central; Disponível em: http://rle.dainf.ct.utfpr.edu.br/hipermidia/images/documentos/Abordagem_morfofuncional_do_sistema_nervoso.pdf Acesso em 14 fev. 2018
·
ALOE,
Flávio; AZEVEDO, Alexandre Pinto de; HASAN, Rosa. Mecanismos do ciclo
sono-vigília. Rev. Bras. Psiquiatr., São
Paulo , v. 27, supl. 1, p. 33-39, May 2005 .
Available from
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462005000500007&lng=en&nrm=iso>.
access on 18 Feb. 2018.
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462005000500007.
·
CARVALHO,
A. F. D.; Síndrome de Burnout: XVII Encontro de Iniciação Científica e II
Mostra de Extensão da Unicor; Três Corações – MG, 2015. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/iniciacaocientifica/article/view/3563/2671
Acesso em 14 fev.
2018
Comentários
Postar um comentário