SEGUNDA REFLEXÃO DAS AULAS DE HABILIDADES MÉDICAS I
Houve uma mudança no estilo das
aulas, agora os alunos devem se dividir em grupos e montar uma apresentação
sobre determinado tema.
Visto que o assunto abordado, o exame
físico, é extremamente importante na atuação médica, acredito que esse novo
sistema tenha sido bastante eficaz no aprendizado dos alunos.
Quando, em determinada apresentação
os alunos esqueciam algum tópico as professoras nos auxiliavam explicando o que
faltava.
Havia também o auxílio das
professoras relacionado a explicação dos alunos, deixando-a mais clara.
Após cada apresentação, as
professoras demostravam como era esperado que o exame fosse realizado; na minha
opinião isso foi extremamente importante para que possamos compreender melhor
na prática.
Sinto falta em geral de ter podido
praticar o exame, uma vez que teremos prova prática (OSCE) e ainda não me sinto
apta a realizar todas as manobras. Porém, compreendo que a falta de aulas
práticas se deve à falta de tempo.
Observei que para que eu pudesse
compreender melhor as apresentações dos meus colegas era necessário um estudo
prévio e para tal utilizei os seguintes livros: Mosby – Guia de Exame Físico;
Porto – Semiologia Médica; e Jarvis – Exame Físico e Avaliação de Saúde.
Busquei também, após as aulas,
revisar os assuntos a fim de consolida-los pela realização de mapas mentais.
Pude perceber uma evolução da minha
parte em cada aula, e ao longo de outras matérias. Por exemplo, no IESC, ao
acompanhar consultas com o preceptor eu compreendia como descrever o exame
físico realizado e o que seria esperado encontrar em cada manobra. Em alguns
dias, pude, inclusive, realizar o exame em alguns pacientes com auxilio do
preceptor.
Confesso estar bastante apreensiva em
relação a prova do OSCE. Uma vez que, por exemplo, nos foi explicado
fundoscopia, otoscopia e ausculta cardíaca; ainda não me sinto apta para
identificar alterações na ausculta cardíaca ou para identificar possíveis
anormalidades na fundoscopia ou otoscopia.
Comentários
Postar um comentário