SÍNTESE REFLEXIVA DA PRIMEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA DO 3° MÓDULO


Por onde começar?
A abertura da primeira situação problema foi, novamente e, como toda a primeira situação do módulo, um pouco conturbada. Atribuo esse fato ao processo de adaptação que deve ocorrer a cada módulo, seja pela mudança na dinâmica do tutor ou pela mudança do assunto á ser discutido, isto é, o grupo tende a adquirir um padrão de abertura de acordo com o módulo. Assim como nos módulos anteriores acredito que haverá uma melhora do grupo nesse aspecto, controlando a ansiedade em debater e compreendendo com maior facilidade quais os objetivos almejados para a SP..
Particularmente, em contraste com a primeira situação dos dois módulos anteriores, não me senti deslocada na discussão, acredito ter conseguido acompanhar e expor minhas opiniões.
O papel de relatora é bastante desafiador, exigindo que o aluno acompanhe a discussão dos colegas, anote-as e consiga formar uma ligação com o seu conhecimento prévio, participando de maneira ativa da discussão. Em um feedback do professor em relação a minha relatoria concordei plenamente, que, devo tentar articular melhor a minha fala com a lousa. O tutor ainda disse que a lousa estava bem articulada o que me deixou bastante aliviada.
 Durante os meus estudos, não senti dificuldade em encontrar as informações necessárias, porém, foi necessário buscar em diversas fontes. Os sites do UNA-SUS, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde foram muito utilizados. Em alguns casos foi necessário basear-me em leis e portarias, e nesses casos, senti dificuldade em referenciar nas normas técnicas da ABNT.
Acredito ter conseguido absorver as informações da discussão, compreendendo agora, de maneira mais clara, alguns conceitos fundamentais para epidemiologia, que, apesar de pouco valorizada, é fundamental na formação médica.
Pude perceber que a epidemiologia auxilia na compreensão do conceito da Medicina Baseada em Evidência, que já foi muito discutido ao longo do curso.
Além disso, a epidemiologia possibilita um aumento da proximidade entre médico e população, uma vez que possibilita ao médico compreender melhor o publico que atende, formulando orientações condizentes com o publico alvo, melhorando a qualidade de vida dessa população.
Essas observações, me motivaram em relação ao módulo.
No fechamento me senti orientada, conseguindo acompanhar a discussão e tendo conhecimento de toda a teoria exposta. Acredito que a coordenadora tenha desempenhado bem sus função, conseguindo controlar a discussão e dividindo bem o tempo de fala entre alunos.  As colocações do tutor foram pertinentes, colaborando e organizando a discussão.
Espero ter conseguido expor meus estudos de maneira clara, contribuindo para o desenvolvimento do grupo neste módulo.
Em relação ao morfofuncional, acredito que nesse módulo será mais difíl estabelecer um nexo com a tutoria, estudamos fígado e baço. Houve correlação do fígado, uma vez que ele é atingido pela Hepatite, patologia abordada na situação problema.  
As práticas funcionais não apresentaram uma relação com o problema, foram estudados protozoários, matéria que talvez estivesse relacionada com o módulo anterior.

FONTES DE ESTUDO
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·         Oliveira, Cátia Martins de e Cruz, Marly Marques. Sistema de Vigilância em Saúde no Brasil: avanços e desafios. Saúde em Debate [online]. 2015, v. 39, n. 104 [Acessado 7 Maio 2018] , pp. 255-267. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-110420151040385>. ISSN 0103-1104. https://doi.org/10.1590/0103-110420151040385.
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