SÍNTESE REFLEXIVA DA SEGUNDA SITUAÇÃO PROBLEMA DO TERCEIRO MÓDULO
A abertura dessa situação problema foi
mais organizada que a anterior, mesmo considerando fato de ter sido realizada
no período da manhã, em um menor período de tempo.
Em relação a situação problema, senti
dificuldades em identificar os objetivos desejados, conseguindo identificar
apenas dois. Porém, com o auxílio do tutor, o grupo pode direcionar o debate e
formular as questões.
Durante o debate levantei a hipótese de que
índios poderiam ter uma maior imunidade em relação a doença discutida, e,
durante meus estudos pude encontrar artigos que comprovavam essa hipótese.
Comentei também que os casos de Febre
Amarela relatados no ano anterior e nesse em regiões não endêmicas estavam
relacionadas com o subtipo Silvestre, já que a Urbana foi erradicada, porém
comentei também que havia diferenças no quadro clínico dos pacientes afetados
pelos subtipos, o que não estava correto.
Acredito ter participado mais da discussão,
por não estar no papel de relatora, podendo focar no assunto.
Durante os meus estudos, novamente, não
senti dificuldade em encontrar as informações necessárias, porém, em contraste
com a situação anterior, compreendi os conceitos de maneira mais rápida e
clara, conseguindo fazer analogias e montar um raciocínio lógico.
Durante o fechamento, acredito ter
conseguido absorver as informações da discussão, complementando-a com meus estudos.
Porém, o grupo sentiu dificuldade em dois
objetivos, não conseguindo relacionar espontaneamente com quais as condutas que
um gestor em saúde poderia tomar em relação a alguns indicadores, como elevados
níveis de mortalidade perinatal ou neonatal precoce e tarde. Com o auxílio do
tutor, foi possível que o grupo debatesse, reforçando a compreensão do papel do
gestor de saúde e como suas ações são realizadas. Atribui esse fato a um conjunto
de fatores: a pergunta não utilizava o verbo com uma taxonomia adequada, dando
a entender que os dados deveriam ser compreendidos em definição, mas que não
seria necessário interpretar; além disso, e como dito anteriormente, sentimos
dificuldade em buscar esse objetivo frente a situação problema. Com o auxílio
do tutor, conseguimos expressar as possíveis medidas a serem tomadas.
Com essa situação, pude perceber que o
médico pode atuar em vários espectros da saúde e não deve se contentar com
apenas tratar os doentes; medidas de conscientização são extremamente importantes
para o bem-estar da população.
O grupo mantêm sempre o respeito com os colegas,
mesmo em situações nas quais é necessário informar que uma informação trazida
está desatualizada ou que talvez o colega tenha se confundido. Essa postura é
bastante motivadora, evitando a competição entre os alunos, e mantendo um espírito
de construção do aprendizado.
Busquei evitar consultar minhas anotações
e me posicionar de maneira clara frente aos meus estudos.
Em relação ao morfofuncional, não consegui
identificar a correlação com a situação problema. Comentamos sobre pulmão,
considerando suas partes, subdivisões, e exames de tomografia e radiografia.
As práticas funcionais não apresentaram
uma distante relação com o problema, foram estudados parasitas como carrapato,
pulgas e alguns mosquitos transmissores de doença. A relação se da pelo fato de
um mosquito ser responsável pela transmissão da Febre Amarela, doença estudada
no problema. Além disso, nos foi solicitado que realizássemos uma análise
epidemiológica sobre esses animais.
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