SÍNTESE REFLEXIVA DA TERCEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA DO TERCEIRO MÓDULO
A
abertura dessa situação problema foi realizada com a separação da turma, de
modo que é necessário uma adaptação frente a dinâmica do grupo. No início, me
senti perdida, não tinha muito conhecimento sobre o Chikungunya; aos poucos fui
me sentindo mais à vontade para debater. Em relação ao assunto INSS, eu já
possuía conhecimento prévio, compreendendo como funciona o processo de
afastamento; esse conhecimento deve-se a acompanhar em minha vivência familiar
a dinâmica do INSS.
Nós,
do grupo de tutoria comparamos os objetivos de cada grupo e criamos objetivos
padrão, para poder facilitar a discussão, e uma vez que preferimos fechar com o
nosso tutor, para que seja possível manter uma dinâmica.
Em
relação a situação problema, sentimos dificuldades em montar o objetivo que
deveria relacionar os princípios do SUS com o planejamento realizado no caso da
patologia. Acredito que essa dificuldade se deve ao fato de os princípios já terem
sido estudados anteriormente, o que dificultou que todos os grupos
compreendessem o que deveria ser estudado novamente, esse objetivo foi introduzido
pela tutora.
Frente
aos diferentes objetivos dos membros dos grupos, realizamos uma discussão
buscando chegar a objetivos padrões, com o objetivo de facilitar os estudos e
de também facilitar a discussão durante o fechamento.
Durante
os meus estudos, novamente, não senti dificuldade em encontrar as informações
necessárias, porém, em contraste com a situação anterior, compreendi os
conceitos de maneira mais rápida e clara, conseguindo fazer analogias e montar
um raciocínio lógico.
Tive
mais facilidade neste problema, uma vez que já tinha um conhecimento prévio
sobre alguns assuntos discutidos, como o INSS.
Durante
o fechamento, busquei manter o meu padrão de fala, apesar de estar um pouco ansiosa
com a situação problema. Como em todas as outras situações, busco evitar ler
minhas anotações, estimulando a memória de modo a concretizar meu aprendizado,
porém, em alguns momentos sinto necessidade de dar uma lida rápida em minhas
anotações.
Acredito
que, foi muito importante nessa discussão conseguir correlacionar os tipos de
estudo estudados com os protocolos clínico, que são extremamente importantes no
cotidiano médico.
Ressalto
novamente o bom relacionamento do grupo, o que motiva meus estudos e a
exposição de conhecimento, a postura do grupo é sempre relacionada a aprimorar e
não há uma postura individualista.
Em
relação ao morfofuncional, não consegui identificar a correlação com a situação
problema, mas compreendo que, nesse módulo, assim como no primeiro módulo da
primeira etapa, essa correlação seja complicada.
As
práticas funcionais não seguiram o roteiro proposto. Durante a aula observamos ao microscópio
fungos. Durante a discussão do relatório que deve ser entregue o grupo deve
falar sobre a epidemiologia dos diversos fungos observados.
FONTES DE ESTUDO
·
Benjamin M (2008). “Chikungunya is NOT a Swahili word,
it is from the Makonde language!
·
Lahariya C, Pradhan SK
(December 2006). “Emergence of chikungunya virus in Indian subcontinent after
32 years: A review” (PDF). J Vector Borne Dis 43 (4): 151–60.
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