SÍNTESE REFLEXIVA DO TERCEIRO MÓDULO



Frente ao módulo de epidemiologia alguns alunos se sentiram bastante desmotivados, talvez pela aparente falta de complexidade se comprado aos módulos de Fisiologia e Imunologia.
De certa maneira, esse módulo foi realmente mais simples, exigindo, pelo menos da minha parte, menos tempo de estudo para compreender os tópicos.
Não me senti desmotivada com o módulo, talvez por perceber uma correlação com alguns assuntos estudados com a Medicina do Trabalho, área em que pretendo seguir. Essa correlação se dá da seguinte maneira: a medicina do trabalho é uma especialidade que trabalha com prevenção, entre outras coisas, de agravos causados em função da atividade laboral; a epidemiologia, também dentre outras coisas, busca a prevenção.
Foram discutidos os tipos de prevenção e ficou claro para mim como essa especialidade atua em todos os níveis e na promoção da saúde. Uma vez que cabe Medico do Trabalho garantir a segurança do trabalhador mesmo sem um risco específico (promoção a saúde) e quando há riscos claros, visando diminuir a exposição ao fator de risco com, por exemplo, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) (Prevenção Primária), buscando diagnosticar precocemente doenças por meio de consultas denominadas “periódico” (prevenção secundária), melhorando o prognóstico do paciente acometido evitando a incapacidade, recomendando que seja feita mudança de função ou o afastamento do funcionário (prevenção terciária).
Pude perceber também a relação da epidemiologia com a Medicina Baseada em evidências, principalmente quando discutimos sobre os protocolos clínicos, que são montados e atualizados de acordo com estudos que seguem a metodologia científica.
Atribuo aos fatores acima a minha motivação em relação ao módulo.
Durante as aberturas, busquei participar da discussão e elaborar algumas hipóteses, que, em alguns casos se mostraram corretas. Em geral, consegui identificar com facilidade os objetivos almejados.
Não senti dificuldade em encontrar os assuntos almejados. Não estudei, em nenhum momento por livros, buscando sempre em sites confiáveis como UMA-SUS, DATASUS, Ministério da Saúde, Secretária da Saúde e até a Constituição Brasileira, leis e portarias. Senti bastante dificuldade em fazer a referência desses sites em ABNT.
Nos fechamentos, acredito ter conseguido expor meus estudos de maneira clara, e ter conseguido acompanhar a discussão do grupo na maior parte dos momentos, não me sentindo deslocada.
O tutor nos orientou nas situações problemas sobre o rumo das discussões e nos ajudou a organizar os conteúdos expostos por todos os alunos de maneira coerente.
Ao fim da situação problema três o grupo realizou uma reflexão frente ao módulo, e frente a fala dos meus colegas pude confirmar como o planejamento do tempo é importante, assim como momentos de descanso efetivos.
Tenho buscado durante todo esse semestre otimizar o meu tempo, de modo a não deixar nada para última hora e a conseguir ter momentos de lazer sem estar com a consciência pesada por precisar estudar, por exemplo. Esse planejamento me ajudou muito em continuar motivada para estudar e a não me sentir cansada durante os módulos.
Acredito que o bom relacionamento do grupo também tenha sido importante ao longo do módulo. Confesso me sentir desconfortável ao perceber que a distribuição das falas pelo grupo não é homogênea; em alguns momentos o professor sugeriu que o grupo tentasse chamar os alunos mais quietos para a discussão, porém essa tentativa já havia sido feita em outro módulo e percebemos que frente a pressão de ter que falar alguns alunos se sentiam muito desconfortáveis.
Nesse módulo não foi realizada avaliação parcial, devido ao curto período de tempo. Apesar de ter sido realizado um mini feedback em cada sessão tutorial, senti bastante falta de um feedback individual mais focado para que eu pudesse direcionar o que devo melhorar.
Em relação ao morfofuncional, as aulas estavam pouco correlacionadas com a matéria estudada em Tutoria, porém compreendo que essa correlação seja complicada nesse módulo. Além disso, os roteiros do morfo ainda se mostram muito genéricos e tenho dificuldade em realizar meus estudos prévios.
No IESC, pude observar uma nítida aplicação da epidemiologia, frente as notificações realizadas e compreendendo melhor o funcionamento da UBS.
As aulas de práticas funcionais estiveram correlacionadas com o módulo de epidemiologia, apesar de não relacionadas com a situação problema. Os roteiros para realização das atividades estavam bem claros e não senti dificuldade em realiza-los.
As aulas de habilidades médicas focaram no exame físico, o conteúdo foi claramente explicado pelos professores, porém senti um pouco de dificuldade em relação à prática de realização, que nos foi pouco explicada, esse fato me deixa um pouco apreensiva em relação ao OSCE, que é uma prova essencialmente prática. Por exemplo, ainda não me sinto apta para caracterizar um sopro, uma vez que treinamos apenas duas vezes a ausculta cardíaca.
Algumas aulas de habilidades de comunicação me possibilitaram fazer ampla correlação com o cotidiano médico, diferentemente do módulo anterior.
Por fim, as aulas de core curriculum são extremamente importantes para a formação do médico, porém observo que os alunos de mostram bastante desinteressados, o que talvez ocorra pela dinâmica das aulas. Em todas as aulas de antropologia são realizados TBL´s o que é bastante cansativo, e os textos para leitura são extremamente longos. As aulas de direito são expositivas e ocorrem debates de maneira mais frequente o que aumenta o entrosamento da turma com a aula e com o professor.

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