SÍNTESE REFLEXIVA DA PRIMEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA DO PRIMEIRO MÓDULO
A
abertura dessa situação problema foi um pouco conturbada, o que é comum frente
a primeira tutoria do grupo, e ao início de um módulo, de modo que é necessário
uma adaptação.
O
texto da situação estava bem escrito, o que não estava correndo nos módulos
anteriores, isso facilitou a identificação dos objetivos e orientou a
discussão.
Em
meus estudos não senti dificuldade em encontrar as respostas dos objetivos,
porém foram necessárias fontes variadas como livros de patologia,
fisiopatologia, pediatria e fisiologia, além de artigos variados.
Com
os meus estudos foi possível realizar correlações importantes para discussão e
com o quadro clínico apresentado na situação. Percebi que nesse módulo, assim como
no primeiro da etapa anterior, essas correlações são de extrema importância.
Em
relação a minha participação na abertura, acredito que esta deixou a desejar.
Apesar de gostar do papel de redatora, me senti um pouco perdida sobre o que
anotar, e, em algumas vezes, perdi a oportunidade de me posicionar, porém
acompanhei a discussão com facilidade e pude fazer correlações com o segundo
módulo da primeira etapa, quando estudamos embriologia.
Durante
o fechamento, busquei manter o meu padrão de fala e anotar o conhecimento dos
meus colegas. Estava um pouco ansiosa, e, em momentos de discussão acalorada
senti dificuldades em sintetizar em palavras; porém, em todos os momentos
acompanhei a discussão, sem sentir dificuldades em compreender a fala dos meus
colegas.
Compreender
os conceitos da pediatria foi bastante interessante, uma vez que pude
compreender as complicações que ocorreram durante o meu período neonatal. Dessa
maneira, esse módulo me surpreendeu, pois acreditava que a matéria não seria
motivadora.
Assim
como nos módulos anteriores, busco evitar consultar minhas anotações, usando-as
apenas como guia, e nesse sentindo tenho tido cada vez mais facilidade,
percebendo uma consolidação do meu conhecimento.
Houve
maior interação do grupo em geral, mas acredito que ainda há necessidade de
parcimônia na discussão, de modo que todos possam se expressar (até os mais
tímidos). Acredito que para que todos possam se expressar de maneira
igualitária e sem dificuldades seja necessário que o grupo busque não interromper
a fala de outros, evitando interromper o raciocínio.
Me
sinto um pouco incomodada com a pressa em acabar a discussão, o que tem
conturbado um pouco o debate também.
Ao
fim, realizamos uma auto-avaliação e todos expuseram suas dúvidas e receios, de
modo que acredito que os problemas supracitados podem ser solucionados sem
maiores dificuldades.
Nessa
primeira situação problema não tivemos aula de práticas funcionais, mas o
roteiro indicava que compreenderíamos melhor o teste do pezinho, que foi bastante
discutido na nossa tuturia.
No
morfofuncional, discutimos um pouco da embriologia, anatomia e fisiologia do
fígado. O que também estava correlacionado com a situação problema, uma vez que
um dos bebes apresentou icterícia neonatal.
FONTES DE ESTUDO
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