SÍNTESE REFLEXIVA DA PRIMEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA DO PRIMEIRO MÓDULO


A abertura dessa situação problema foi um pouco conturbada, o que é comum frente a primeira tutoria do grupo, e ao início de um módulo, de modo que é necessário uma adaptação.
O texto da situação estava bem escrito, o que não estava correndo nos módulos anteriores, isso facilitou a identificação dos objetivos e orientou a discussão.
Em meus estudos não senti dificuldade em encontrar as respostas dos objetivos, porém foram necessárias fontes variadas como livros de patologia, fisiopatologia, pediatria e fisiologia, além de artigos variados.
Com os meus estudos foi possível realizar correlações importantes para discussão e com o quadro clínico apresentado na situação. Percebi que nesse módulo, assim como no primeiro da etapa anterior, essas correlações são de extrema importância.
Em relação a minha participação na abertura, acredito que esta deixou a desejar. Apesar de gostar do papel de redatora, me senti um pouco perdida sobre o que anotar, e, em algumas vezes, perdi a oportunidade de me posicionar, porém acompanhei a discussão com facilidade e pude fazer correlações com o segundo módulo da primeira etapa, quando estudamos embriologia.
Durante o fechamento, busquei manter o meu padrão de fala e anotar o conhecimento dos meus colegas. Estava um pouco ansiosa, e, em momentos de discussão acalorada senti dificuldades em sintetizar em palavras; porém, em todos os momentos acompanhei a discussão, sem sentir dificuldades em compreender a fala dos meus colegas.
Compreender os conceitos da pediatria foi bastante interessante, uma vez que pude compreender as complicações que ocorreram durante o meu período neonatal. Dessa maneira, esse módulo me surpreendeu, pois acreditava que a matéria não seria motivadora.
Assim como nos módulos anteriores, busco evitar consultar minhas anotações, usando-as apenas como guia, e nesse sentindo tenho tido cada vez mais facilidade, percebendo uma consolidação do meu conhecimento.
Houve maior interação do grupo em geral, mas acredito que ainda há necessidade de parcimônia na discussão, de modo que todos possam se expressar (até os mais tímidos). Acredito que para que todos possam se expressar de maneira igualitária e sem dificuldades seja necessário que o grupo busque não interromper a fala de outros, evitando interromper o raciocínio.
Me sinto um pouco incomodada com a pressa em acabar a discussão, o que tem conturbado um pouco o debate também.
Ao fim, realizamos uma auto-avaliação e todos expuseram suas dúvidas e receios, de modo que acredito que os problemas supracitados podem ser solucionados sem maiores dificuldades.
Nessa primeira situação problema não tivemos aula de práticas funcionais, mas o roteiro indicava que compreenderíamos melhor o teste do pezinho, que foi bastante discutido na nossa tuturia.
No morfofuncional, discutimos um pouco da embriologia, anatomia e fisiologia do fígado. O que também estava correlacionado com a situação problema, uma vez que um dos bebes apresentou icterícia neonatal.

FONTES DE ESTUDO

·         OLIVEIRA, Tatiana Gandolfi de et al . Apgar score and neonatal mortality in a hospital located in the southern area of São Paulo city, Brazil. Einstein (São Paulo),  São Paulo ,  v. 10, n. 1, p. 22-28,  Mar.  2012 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082012000100006&lng=en&nrm=iso>. access on  09  Aug.  2018.  http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082012000100006.
·         MEZZACAPPA, Maria Aparecida; FERREIRA, Bruna Gil. Excessive weight loss in exclusively breastfed full-term newborns in a Baby-Friendly Hospital. Rev. paul. pediatr.,  São Paulo ,  v. 34, n. 3, p. 281-286,  Sept.  2016 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-05822016000300281&lng=en&nrm=iso>. access on  09  Aug.  2018.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rppede.2016.03.003.
·         MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria Básica: Tomo I. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2003. 843 p.
·         FABRETTI, Daiene Tórgo. Processo de Adaptação do Recém-Nascido à Vida Extra-Uterina. 2006. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/107770>. Acesso em: 09 ago. 2018.
·         HALL, John Edward; GUYTON, Arthur C. Guyton & Hall tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
·         MOORE, Keith L. et al. Embriologia clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
·         KUMAR, V.; ABBAS, A.; FAUSTO, N. Robbins e Cotran – Patologia – Bases Patológicas das Doenças. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010;

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