PRIMEIRA SÍNTESE REFLEXIVA DE HABILIDADES MÉDICAS



As aulas de Habilidades Médicas desse semestre foram relacionadas com o módulo estudado (pediatria) de modo que o conhecimento da tutoria pode ser aplicado nos laboratórios. Nos semestres anteriores, o conteúdo se mostrava bastante desconexo de modo que não praticávamos os conhecimentos nas aulas da Habilidades Médicas; essa correlação é extremamente importante devido ao pouco tempo disponível para estudos extras.
Além disso, nesse semestre observamos maior interação dos professores com os alunos. Estando os professores sempre disponíveis para esclarecimento de dúvidas eventuais.
Observamos também que há uma diferença entre a anamnese realizada no adulto e na criança, ou seja, cada faixa etária exige um interrogatório diferenciado: na criança fatores relacionados ao parto são extremamente relevantes, porém, não há mais tanta influência do parto na vida adulta e, muitas vezes, o adulto não saberia responder uma série de questionamentos.
A divisão em grupos foi extremamente importante, pois, em caso de dúvidas houve ajuda de todos os participantes. Além disso, as práticas no laboratório auxiliaram no processo de aprendizagem.
Concordamos que a forma de organização da aula colaborou muito para o nosso crescimento na medicina. As apresentações preparadas pelos grupos nos estimularam a estudar com antecedência. Os professores sempre nos auxiliaram durante as apresentações, realizando observações sobre conteúdos que estavam faltando ou que poderiam ser mais aprofundados.

Comentários

Postagens mais visitadas