PRIMEIRA SÍNTESE REFLEXIVA DE HABILIDADES MÉDICAS
As
aulas de Habilidades Médicas desse semestre foram relacionadas com o módulo
estudado (pediatria) de modo que o conhecimento da tutoria pode ser aplicado
nos laboratórios. Nos semestres anteriores, o conteúdo se mostrava bastante
desconexo de modo que não praticávamos os conhecimentos nas aulas da
Habilidades Médicas; essa correlação é extremamente importante devido ao pouco
tempo disponível para estudos extras.
Além
disso, nesse semestre observamos maior interação dos professores com os alunos.
Estando os professores sempre disponíveis para esclarecimento de dúvidas
eventuais.
Observamos
também que há uma diferença entre a anamnese realizada no adulto e na criança,
ou seja, cada faixa etária exige um interrogatório diferenciado: na criança
fatores relacionados ao parto são extremamente relevantes, porém, não há mais
tanta influência do parto na vida adulta e, muitas vezes, o adulto não saberia
responder uma série de questionamentos.
A
divisão em grupos foi extremamente importante, pois, em caso de dúvidas houve
ajuda de todos os participantes. Além disso, as práticas no laboratório
auxiliaram no processo de aprendizagem.
Concordamos
que a forma de organização da aula colaborou muito para o nosso crescimento na
medicina. As apresentações preparadas pelos grupos nos estimularam a estudar
com antecedência. Os professores sempre nos auxiliaram durante as
apresentações, realizando observações sobre conteúdos que estavam faltando ou
que poderiam ser mais aprofundados.
Comentários
Postar um comentário