SÍNTESE REFLEXIVA DA PRIMEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA DO SEGUNDO MÓDULO


A cada início de semestre é necessária uma adaptação por parte dos integrantes do grupo com o objetivo de tornar a tutoria um ambiente mais agradável e de aprendizado para todos, essa adaptação ainda está ocorrendo no nosso grupo e observava-se uma enorme evolução, porém, na abertura deste módulo houve um enorme retrocesso: o processo foi extremamente desorganizado, e, em alguns momentos desrespeitoso, repleto de interrupções; entretanto sabemos que a primeira situação problema é mais complexa que as demais por exigir uma adaptação ao módulo e ao tutor.
Novamente, o texto da situação estava bem escrito, o que facilitou a discussão, a elaboração de hipóteses e de questões de aprendizagem. Ressalto novamente a importância da diversidade de opiniões no processo e que estas devem sempre ser respeitadas, apesar das divergências.
Estava bastante apreensiva em relação ao módulo por entender a complexidade da neurologia; em meus estudos não senti dificuldade em encontrar as respostas dos objetivos, porém para que cada um pudesse ser compreendido integralmente senti a necessidade de buscar em diversas fontes como livros de anatomia, fisiologia, neurologia clínica e alguns artigos.  Frente aos estudos minha insegurança em relação ao módulo se extinguiu.
Para compreender este módulo o conceito de neurônio se mostra fundamental, uma vez que essas são células fundamentais na percepção. Essas células são excitáveis e possuem se comunicar com células semelhantes (transmitindo a mensagem) ou com células efetuadoras. Considerando esse fator é extremamente importante compreender como a mensagem pode ser repassada. A transmissão ocorre devido a polarização, despolarização ou hiperpolarização da célula que é, em repouso negativa; a parte extracelular é, entretanto, positiva. Dessa maneira, o movimento de íons através da membrana gera um potencial que se propaga ao longo da célula.
Ressalta-se que o impulso nervoso é unidirecional seguindo sempre a seguinte ordem: dendrito – corpo celular – axônio. Entretanto, os neurônios podem apresentar morfologias variadas, apresentando vários dendritos e um axônio (multipolares), apenas um dendrito e um axônio (bipolares) ou apenas um prolongamento que se divide em ramos (pseudo-unipolares)..
Ao chegar ao fim de um axônio o impulso nervoso não se perde, sendo assim “passado” para o próximo neurônio em um processo denominado sinapse. O processo pode ser elétrico ou químico, sendo este mais comum e consistindo na liberação de substâncias químicas (neurotransmissores) que agirão na próxima célula, permitindo assim a transmissão da informação até o sistema nervoso central (por via aferente) e do sistema nervoso para as células alvo (eferente).
Esse sistema permite então que nosso organismo tenha diversas sensações entre elas o olfato e o paladar.
Para que tenhamos a sensação do sabor há o desencadeamento da via gustativa. Onde os receptores são os corpúsculos gustativos localizados na língua, palato, faringe, epiglote e laringe. A localização dos receptores me surpreendeu, acreditava que apenas a língua atuaria no paladar. Dependendo da localização do saber um nervo (vários dendritos) transmitem o impulso através dos neurônios de primeira ordem, esses nervos então se unem no Trato Solitário; o estímulo segue então para o tálamo por neurônios de segunda ordem e em seguida para a região operculoinsular por neurônios de terceira ordem. 
Dessa maneira alterações nos receptores pode causar hipogeosia e uma das causas de metaplasia nos receptores gustatórios é a radioterapia de cabeça e pescoço
Já na via olfatória os receptores são os cílios; ao entrar em contato com os cílios a substancia odorante provoca reações em cascata que culminam na deflagração do impulso nervoso que será transmitido até o bulbo, chegando ao encéfalo onde se “dividirá” em duas vias.
Uma das causas de hiposmia é a obstrução das vias aéreas causadas, por exemplo, por IVAS. Porém essa alteração pode ser percebidas em pacientes com fratura da lâmina cribiforme ou aqueles que tenham contato frequente com CO e nicotina.
No fechamento observou-se maior interação por parte do grupo, que realizou o debate mais organizadamente, construindo o conhecimento harmonicamente. Porém ainda é necessário que seja aberto mais espaço para que alguns se manifestem, principalmente os mais tímidos evitando a monopolização do debate e várias interrupções que, infelizmente, ainda ocorrem. A construção do objetivo por todos é fundamental para um bom entendimento, permitindo a observação do mesmo fator por diferentes pontos de vista.
Apesar dos contratempos acredito que conseguimos abranger todos os tópicos de estudo de maneira clara e com a profundidade necessária.
A matéria estudada ainda não foi aplicada nas matérias de Habilidades Médicas, porém será foco do próximo problema de morfofuncional.
Infelizmente, assim como no semestre anterior, o morfofuncional encontra-se uma semana atrasado em relação a tutoria, de maneira que a correlação entre os dois se torna prejudicada.
A participação da tutora na sessão tutorial é bastante motivadora e contribui com a homogeneidade do grupo, instigando-nos a pesquisar e a desenvolver um raciocínio crítico, facilitando a formulação de hipóteses.
Gostei muito da retomada das hipóteses após o fechamento, permitindo avaliarmos os erros e os acertos de cada uma, desenvolvendo novamente o pensamento critico e sedimentando o conhecimento.

FONTES DE ESTUDO
·         MACHADO, Angelo B.M.; HAERTEL, Lúcia Machado.  Neuroanatomia funcional. 3.ed. São Paulo: Atheneu, 2006.
·         RIBEIRO, L.F.C.; DE QUADROS, Â.A.G.; LIMA, B.; BRANCALHÃO, R.M.C.; KUNZ, R.I. Tecido nervoso, 2016. Disponível em: <http://projetos.unioeste.br/projetos/microscopio/>. Acesso em: 22 de set. 2018.
·         SILVA, Amaro Ilídio Vespasiano; GALANTE, Célio; MANZI, Flávio Ricardo. Efeito da radiação ionizante sobre o paladar em pacientes submetidos a radioterapia para a região da cabeça e pescoço. Radiol Bras,  São Paulo ,  v. 44, n. 5, p. 297-300,  Oct.  2011 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842011000500007&lng=en&nrm=iso>. access on  22  Sept.  2018.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842011000500007.
ARTIGOS DE REVISÃO:
·         PALHETA NETO, Francisco Xavier et al . Anormalidades sensoriais: olfato e paladar.Arquivos Int. Otorrinolaringol. (Impr.),  São Paulo ,  v. 15, n. 3, p. 350-358,  Sept.  2011 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000300014&lng=en&nrm=iso>. access on  22  Sept.  2018.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-48722011000300014.
·         KRUEGER-BECK, Eddy et al . Potencial de ação: do estímulo à adaptação neural.Fisioter. mov. (Impr.),  Curitiba ,  v. 24, n. 3, p. 535-547,  Sept.  2011 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502011000300018&lng=en&nrm=iso>. access on  22  Sept.  2018.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-51502011000300018.
·          Descritores em Ciências da Saúde: DeCS. *. ed. rev. e ampl. São Paulo: BIREME / OPAS / OMS, 2017. Disponível em: < http://decs.bvsalud.org >. Acesso em 22 de set. 2018.

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