SÍNTESE REFLEXIVA DA PRIMEIRA SITUAÇÃO PROBLEMA DO SEGUNDO MÓDULO
A
cada início de semestre é necessária uma adaptação por parte dos integrantes do
grupo com o objetivo de tornar a tutoria um ambiente mais agradável e de
aprendizado para todos, essa adaptação ainda está ocorrendo no nosso grupo e
observava-se uma enorme evolução, porém, na abertura deste módulo houve um
enorme retrocesso: o processo foi extremamente desorganizado, e, em alguns
momentos desrespeitoso, repleto de interrupções; entretanto sabemos que a
primeira situação problema é mais complexa que as demais por exigir uma
adaptação ao módulo e ao tutor.
Novamente,
o texto da situação estava bem escrito, o que facilitou a discussão, a
elaboração de hipóteses e de questões de aprendizagem. Ressalto novamente a
importância da diversidade de opiniões no processo e que estas devem sempre ser
respeitadas, apesar das divergências.
Estava
bastante apreensiva em relação ao módulo por entender a complexidade da
neurologia; em meus estudos não senti dificuldade em encontrar as respostas dos
objetivos, porém para que cada um pudesse ser compreendido integralmente senti
a necessidade de buscar em diversas fontes como livros de anatomia, fisiologia,
neurologia clínica e alguns artigos. Frente
aos estudos minha insegurança em relação ao módulo se extinguiu.
Para
compreender este módulo o conceito de neurônio se mostra fundamental, uma vez
que essas são células fundamentais na percepção. Essas células são excitáveis e
possuem se comunicar com células semelhantes (transmitindo a mensagem) ou com
células efetuadoras. Considerando esse fator é extremamente importante
compreender como a mensagem pode ser repassada. A transmissão ocorre devido a
polarização, despolarização ou hiperpolarização da célula que é, em repouso
negativa; a parte extracelular é, entretanto, positiva. Dessa maneira, o
movimento de íons através da membrana gera um potencial que se propaga ao longo
da célula.
Ressalta-se
que o impulso nervoso é unidirecional seguindo sempre a seguinte ordem:
dendrito – corpo celular – axônio. Entretanto, os neurônios podem apresentar
morfologias variadas, apresentando vários dendritos e um axônio (multipolares),
apenas um dendrito e um axônio (bipolares) ou apenas um prolongamento que se
divide em ramos (pseudo-unipolares)..
Ao
chegar ao fim de um axônio o impulso nervoso não se perde, sendo assim
“passado” para o próximo neurônio em um processo denominado sinapse. O processo
pode ser elétrico ou químico, sendo este mais comum e consistindo na liberação
de substâncias químicas (neurotransmissores) que agirão na próxima célula,
permitindo assim a transmissão da informação até o sistema nervoso central (por
via aferente) e do sistema nervoso para as células alvo (eferente).
Esse
sistema permite então que nosso organismo tenha diversas sensações entre elas o
olfato e o paladar.
Para
que tenhamos a sensação do sabor há o desencadeamento da via gustativa. Onde os
receptores são os corpúsculos gustativos localizados na língua, palato,
faringe, epiglote e laringe. A localização dos receptores me surpreendeu,
acreditava que apenas a língua atuaria no paladar. Dependendo da localização do
saber um nervo (vários dendritos) transmitem o impulso através dos neurônios de
primeira ordem, esses nervos então se unem no Trato Solitário; o estímulo segue
então para o tálamo por neurônios de segunda ordem e em seguida para a região
operculoinsular por neurônios de terceira ordem.
Dessa
maneira alterações nos receptores pode causar hipogeosia e uma das causas de
metaplasia nos receptores gustatórios é a radioterapia de cabeça e pescoço
Já
na via olfatória os receptores são os cílios; ao entrar em contato com os
cílios a substancia odorante provoca reações em cascata que culminam na
deflagração do impulso nervoso que será transmitido até o bulbo, chegando ao
encéfalo onde se “dividirá” em duas vias.
Uma
das causas de hiposmia é a obstrução das vias aéreas causadas, por exemplo, por
IVAS. Porém essa alteração pode ser percebidas em pacientes com fratura da
lâmina cribiforme ou aqueles que tenham contato frequente com CO e nicotina.
No
fechamento observou-se maior interação por parte do grupo, que realizou o
debate mais organizadamente, construindo o conhecimento harmonicamente. Porém
ainda é necessário que seja aberto mais espaço para que alguns se manifestem,
principalmente os mais tímidos evitando a monopolização do debate e várias
interrupções que, infelizmente, ainda ocorrem. A construção do objetivo por
todos é fundamental para um bom entendimento, permitindo a observação do mesmo
fator por diferentes pontos de vista.
Apesar
dos contratempos acredito que conseguimos abranger todos os tópicos de estudo
de maneira clara e com a profundidade necessária.
A
matéria estudada ainda não foi aplicada nas matérias de Habilidades Médicas,
porém será foco do próximo problema de morfofuncional.
Infelizmente,
assim como no semestre anterior, o morfofuncional encontra-se uma semana
atrasado em relação a tutoria, de maneira que a correlação entre os dois se
torna prejudicada.
A
participação da tutora na sessão tutorial é bastante motivadora e contribui com
a homogeneidade do grupo, instigando-nos a pesquisar e a desenvolver um
raciocínio crítico, facilitando a formulação de hipóteses.
Gostei
muito da retomada das hipóteses após o fechamento, permitindo avaliarmos os
erros e os acertos de cada uma, desenvolvendo novamente o pensamento critico e
sedimentando o conhecimento.
FONTES DE ESTUDO
·
MACHADO, Angelo
B.M.; HAERTEL, Lúcia Machado. Neuroanatomia funcional. 3.ed.
São Paulo: Atheneu, 2006.
·
RIBEIRO, L.F.C.;
DE QUADROS, Â.A.G.; LIMA, B.; BRANCALHÃO, R.M.C.; KUNZ, R.I. Tecido nervoso,
2016. Disponível em: <http://projetos.unioeste.br/projetos/microscopio/>.
Acesso em: 22 de set. 2018.
·
SILVA, Amaro Ilídio Vespasiano;
GALANTE, Célio; MANZI, Flávio Ricardo. Efeito da radiação ionizante sobre o
paladar em pacientes submetidos a radioterapia para a região da cabeça e
pescoço. Radiol Bras, São Paulo , v. 44, n. 5, p. 297-300,
Oct. 2011 . Available from
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842011000500007&lng=en&nrm=iso>.
access on 22 Sept. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-39842011000500007.
ARTIGOS DE
REVISÃO:
·
PALHETA NETO, Francisco Xavier et
al . Anormalidades sensoriais: olfato e paladar.Arquivos Int. Otorrinolaringol. (Impr.), São Paulo , v. 15, n. 3, p.
350-358, Sept. 2011 . Available from
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000300014&lng=en&nrm=iso>.
access on 22 Sept. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1809-48722011000300014.
·
KRUEGER-BECK, Eddy et al . Potencial de
ação: do estímulo à adaptação neural.Fisioter. mov. (Impr.), Curitiba , v. 24, n. 3, p. 535-547,
Sept. 2011 . Available from
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-51502011000300018&lng=en&nrm=iso>.
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·
Descritores em
Ciências da Saúde: DeCS. *. ed. rev. e ampl. São Paulo: BIREME / OPAS / OMS,
2017. Disponível em: < http://decs.bvsalud.org >.
Acesso em 22 de set. 2018.
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