SÍNTESE REFLEXIVA DA QUARTA SITUAÇÃO PROBLEMA DO PRIMEIRO MÓDULO


O desenvolvimento do grupo tem se tornado, a cada sessão tutoria, mas evidente. Estamos apreendendo com o outro, como é esperado na tutoria, seja a teoria ou maneiras diferentes de organizar o debate, que tem fluido com facilidade e sem dificuldades. Nesta abertura, em especial, o clima foi mais descontraído, deixando todo o processo menos tenso; houve também menos pressa por parte do grupo em realizar a formulação dos objetivos.
Apesar destes fatores o grupo sentiu dificuldade em compreender quais os objetivos esperados para a SP o que dificultou o debate, este parecia não evoluir. Atribuímos, em geral, essa dificuldade ao texto da situação problema, que foi um pouco genérico, porém, outro fator que pode ter influenciado no debate foi a ausência de fatores “Biológicos” e uma relação desta situação com a epidemiologia.
Em relação a minha participação na abertura, acredito que esta foi produtiva, buscamos chegar a consensos e conseguimos realizar a formulação de hipóteses com mais facilidade, se comparado aos outros problemas, demonstrando, novamente, a evolução do grupo.
Uma das hipóteses geradas na sessão tutorial foi a relação das políticas publicas com a redução da mortalidade infantil e na infância, sendo que estas teriam sido orientadas pelos ODM.
Não havia conhecimento prévio para saber quais eram os objetivos do milênio; em meus estudos, principalmente nos artigos de número 01 e 02 citados abaixo, pude perceber claramente essa relação, uma vez que, um dos objetivos seria reduzir a mortalidade a partir de 2000, desde então uma ampla rede de políticas publicas foi aplicada com este objetivo, dentre elas pode-se citar maior assistência pré-natal a mãe, orientação sobre como cuidar do RN, campanhas vacinais e ampliação da rede de saneamento básico e água tratada. 
É possível também concluir a razão pela qual as políticas publicas supracitadas obtiveram resultados, possibilitando que o brasil atingisse a meta antes mesmo do prazo determinado (2015). Dentre as doenças que mais matam crianças até 05 anos de idade encontram-se diarreia, sarampo e pneumonia (conforme observado, principalmente, nas fontes de número 03, 04, 05 e 09 citadas abaixo). Sabe-se que estas são doenças evitáveis e que as políticas públicas supracitadas são eficientes nesta questão.
Com o término do prazo para os Objetivos do Milênio em 2015, representantes de vários países se reuniram na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável e estabeleceram objetivos que devem ser cumpridos até 2030, dentre eles é importante destacar a pretensão de erradicar a pobreza e fome, o que diminuiria a desigualdade social e, conforme a fonte de número 12 abaixo citada, este fator é fundamental para reduzir a mortalidade infantil.
O estudo de número 15 (Observação sobre a evolução da mortalidade no Brasil: o passado, o presente e perspectivas) comprova a diminuição da mortalidade em crianças menores de 05 anos nos últimos tempos. Porém, infelizmente, segundo levantamento do Ministério da Saúde houve aumento de 11% no número de crinças que morreram entre 01 mês e 04 anos de idade e, um aumento menor, de 2% no número de crianças que morreram antes de completarem um mês de vida. O observatório da Criança e do Adolescente atribui essa recessão a escassez de recursos públicos, seca no Nordeste e cortes de alguns programas sociais, que, conforme supracitados foram fundamentais na redução destes números.
Outro tema de discussão na abertura foi a razão pela qual o trabalho infantil ainda persiste, em geral concordamos que a não fiscalização pode ser um dos motivos. Para tal consideramos como aqueles que estão próximos às crianças e adolescentes (profissionais da saúde e educadores) podem garantir os direitos dos menores de idade.
Uma orientação aos profissionais da saúde está presente no artigo 13 do ECA, afirmando que os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos devem ser obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar, sendo considerada infração administrativa, sujeita à multa a não comunicação. A obrigatoriedade dessa notificação também se mantém para educadores.
Com o debate podemos concluir que muito ainda deve ser feito para que as condições de vida da população em geral melhorem, diminuindo assim a mortalidade infantil e na infância, sendo estes fatores extremamente importantes para a “avaliação” no nível de desenvolvimento de um país.
            Durante o fechamento, busquei me posicionar na maioria dos objetivos, evitando repetir a fala dos meus colegas, uma vez que isso torna o processo cansativo para todos os presentes. A construção do aprendizado em equipe tem evoluído a cada fechamento.
Em relação às aulas de práticas funcionais, não se estabelece correlação com o conteúdo discutido na sessão tutorial, realizamos a dosagem sérica de Ferro para rastreamento de anemias.
No morfofuncional, o roteiro continua desconexo e o conteúdo abordado em aula não está, muitas vezes, presente no roteiro.

FONTES DE ESTUDO

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