SÍNTESE REFLEXIVA DA QUARTA SITUAÇÃO PROBLEMA DO PRIMEIRO MÓDULO
O desenvolvimento do grupo tem se
tornado, a cada sessão tutoria, mas evidente. Estamos apreendendo com o outro,
como é esperado na tutoria, seja a teoria ou maneiras diferentes de organizar o
debate, que tem fluido com facilidade e sem dificuldades. Nesta abertura, em
especial, o clima foi mais descontraído, deixando todo o processo menos tenso;
houve também menos pressa por parte do grupo em realizar a formulação dos
objetivos.
Apesar destes fatores o grupo sentiu
dificuldade em compreender quais os objetivos esperados para a SP o que
dificultou o debate, este parecia não evoluir. Atribuímos, em geral, essa
dificuldade ao texto da situação problema, que foi um pouco genérico, porém,
outro fator que pode ter influenciado no debate foi a ausência de fatores
“Biológicos” e uma relação desta situação com a epidemiologia.
Em relação a minha participação na
abertura, acredito que esta foi produtiva, buscamos chegar a consensos e
conseguimos realizar a formulação de hipóteses com mais facilidade, se
comparado aos outros problemas, demonstrando, novamente, a evolução do grupo.
Uma das hipóteses geradas na sessão
tutorial foi a relação das políticas publicas com a redução da mortalidade
infantil e na infância, sendo que estas teriam sido orientadas pelos ODM.
Não havia conhecimento prévio para
saber quais eram os objetivos do milênio; em meus estudos, principalmente nos
artigos de número 01 e 02 citados abaixo, pude perceber claramente essa
relação, uma vez que, um dos objetivos seria reduzir a mortalidade a partir de
2000, desde então uma ampla rede de políticas publicas foi aplicada com este
objetivo, dentre elas pode-se citar maior assistência pré-natal a mãe,
orientação sobre como cuidar do RN, campanhas vacinais e ampliação da rede de
saneamento básico e água tratada.
É possível também concluir a razão
pela qual as políticas publicas supracitadas obtiveram resultados,
possibilitando que o brasil atingisse a meta antes mesmo do prazo determinado
(2015). Dentre as doenças que mais matam crianças até 05 anos de idade
encontram-se diarreia, sarampo e pneumonia (conforme observado, principalmente,
nas fontes de número 03, 04, 05 e 09 citadas abaixo). Sabe-se que estas são
doenças evitáveis e que as políticas públicas supracitadas são eficientes nesta
questão.
Com o término do prazo para os
Objetivos do Milênio em 2015, representantes de vários países se reuniram na
Cúpula de Desenvolvimento Sustentável e estabeleceram objetivos que devem ser
cumpridos até 2030, dentre eles é importante destacar a pretensão de erradicar
a pobreza e fome, o que diminuiria a desigualdade social e, conforme a fonte de
número 12 abaixo citada, este fator é fundamental para reduzir a mortalidade
infantil.
O estudo de número 15 (Observação
sobre a evolução da mortalidade no Brasil: o passado, o presente e
perspectivas) comprova a diminuição da mortalidade em crianças menores de 05
anos nos últimos tempos. Porém, infelizmente, segundo levantamento do
Ministério da Saúde houve aumento de 11% no número de crinças que morreram
entre 01 mês e 04 anos de idade e, um aumento menor, de 2% no número de
crianças que morreram antes de completarem um mês de vida. O observatório da
Criança e do Adolescente atribui essa recessão a escassez de recursos públicos,
seca no Nordeste e cortes de alguns programas sociais, que, conforme
supracitados foram fundamentais na redução destes números.
Outro tema de discussão na abertura
foi a razão pela qual o trabalho infantil ainda persiste, em geral concordamos
que a não fiscalização pode ser um dos motivos. Para tal consideramos como
aqueles que estão próximos às crianças e adolescentes (profissionais da saúde e
educadores) podem garantir os direitos dos menores de idade.
Uma orientação aos profissionais da
saúde está presente no artigo 13 do ECA, afirmando que os casos de suspeita
ou confirmação de maus-tratos devem ser obrigatoriamente comunicados ao
Conselho Tutelar, sendo considerada infração administrativa, sujeita à multa a
não comunicação. A obrigatoriedade dessa notificação também se mantém para
educadores.
Com o debate podemos concluir que
muito ainda deve ser feito para que as condições de vida da população em geral
melhorem, diminuindo assim a mortalidade infantil e na infância, sendo estes
fatores extremamente importantes para a “avaliação” no nível de desenvolvimento
de um país.
Durante o fechamento, busquei me posicionar na maioria dos
objetivos, evitando repetir a fala dos meus colegas, uma vez que isso torna o
processo cansativo para todos os presentes. A construção do aprendizado em
equipe tem evoluído a cada fechamento.
Em relação às aulas de práticas
funcionais, não se estabelece correlação com o conteúdo discutido na sessão
tutorial, realizamos a dosagem sérica de Ferro para rastreamento de anemias.
No morfofuncional, o roteiro
continua desconexo e o conteúdo abordado em aula não está, muitas vezes,
presente no roteiro.
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