SEGUNDA SÍNTESE REFLEXIVA DE HABILIDADES MÉDICAS
Durante o decorrer do semestre gostamos do tipo de aula ministrado pelos professores: é consenso geral do grupo que a maneira de abordagem dos professores em relação a cada tema contribuirá na nossa prática médica; correlacionar com o dia-a-dia da nossa profissão é fundamental em uma matéria, para que possamos compreenda-la de maneira integral, realizando raciocínios clínicos desde o início do curso.Estivemos aptos a pôr em prática o conhecimento passado pelos professores nas unidades básicas de saúde.
No início do semestre os professores nos apresentaram uma programação do conteúdo abordado, nos possibilitando realizar estudos prévios que colaboraram para nossa total compreensão do assunto. Em alguns casos, nossos estudos não foram aprofundados o suficiente e houve necessidade de complementação durante a aula e em estudos posteriores. Acreditamos que a retomada e complementação dos estudos foi fundamental na consolidação do conteúdo.
Como citado, pudemos aplicar o conteúdo aprendido nas unidades de saúde, e para que nos sentíssemos seguros em realizar a anamnese e o exame físico, bem como ter uma hipótese diagnostica, as aulas práticas nos laboratórios foram fundamentais.
O conteúdo do semestre foi denso, porém extremamente importante na nossa vida como profissionais
Alguns conteúdos abordados na terceira etapa já haviam sido abordados por outros professores na segunda etapa, entretanto, não havíamos conseguido compreender 100% do conteúdo abordado, nos restando muitas dúvidas que foram sanadas nesta etapa. Em contrapartida, caso não tivéssemos conhecimento algum sobre a matéria teríamos maior dificuldade em compreender. Acreditamos que o principal conteúdo que foi bem sedimentando foi o exame do precórdio: tínhamos muitas dúvidas sobre a identificação dos sons cardíacos e como compreende-los.
A respeito da prova, acreditamos que a mesma apresentou o conteúdo que circundou a matéria dada. Acreditamos que o mal desempenho geral da turma deve-se ao diferente estilo de prova, se comparado a nossas provas anteriores de habilidades médicas. Nossos estudos foram direcionados à prática e não à correlação clínica. Em grupo, nos refizemos a prova compreendendo a razão de uma alternativa ser correta e as outras não, essa atividade nos ajudou a sedimentar a teoria e a correlacionar com a prática clínica.
Comentários
Postar um comentário