SÍNTESE REFLEXIVA DO PRIMEIRO MÓDULO


O módulo de Oncologia (Proliferação Celular) teve um início conturbado, ela justifica-se pela necessidade de adaptação do grupo, entre os participantes, com o tutor e com o novo módulo. Nosso grupo ainda está em processo de adaptação, e isso torna as coisas um pouco mais complicadas, mas isso não impede o desenvolvimento e aprendizagem do grupo. Ao longo do semestre observou-se que há relativa polarização do debate: alguns alunos se expressam muito e outros pouquíssimo; acredito que isso ainda deve ser trabalhado pelo grupo ao longo do semestre, para garantir a participação de todos no debate de maneira cada vez mais homogênea. Cabe ao grupo compreender que o objetivo do processo tutorial é o aprendizado do grupo, assim, não há a necessidade de chegar “primeiro” e sim, de que todos cheguem juntos.
É valido ressaltar, que apesar dos detalhes acima, não há dificuldade de relacionamento entre os participantes do grupo e que há sempre respeito entre os alunos. Como conversado em avaliação parcial, a palavra que definiria o grupo seria ansiedade, mas que é natural de cada aluno, não havendo desentendimentos no geral.
O objetivo desse módulo consistia em compreender as repercussões do processo de proliferação celular e a perda de seu controle, na gênese das neoplasias malignas e os impactos dessa na vida das pessoas acometidas, no contexto da integralidade.
Mais uma vez, expresso meu desconforto nos modelos de sínteses anteriores: sempre vi as sínteses reflexivas como um momento em que eu poderia analisar, calmamente, minha participação na abertura e no fechamento, a profundidade dos meus estudos e meu deslocamento de conhecimento, dessa maneira, é necessário tempo para que se possa realizar uma reflexão completa; no entanto, neste novo modelo, como temos pouco tempo para escrever, acredito que houve prejuízo em minha reflexão, o que também dificulta que o tutor possa compreender a evolução de cada aluno.
Em relação à minha participação, acredito que foi homogênea em todas as sessões tutorias, no entanto, se comparado ao meu desempenho em módulos anteriores, observei que houve um pequeno déficit; acredito que essa queda no meu desempenho seja multifatorial, não se devendo a complexidade do módulo, porque, em nenhum momento senti dificuldade em compreender os objetivos de aprendizagem; no entanto, psicologicamente é um módulo complicado por tratar, em geral, de uma doença potencialmente maligna que acomete alguns indivíduos próximos a mim, assim, em alguns momentos, estudar o prognóstico e compreender a gravidade da situação pode ter prejudicado meu desempenho, além disso, como já citado, estamos em um grupo bastante falante e alguns colegas acabam por praticamente esgotar um objetivo, e para evitar a repetição (que torna o processo de fechamento bastante enfadonho), acabei diminuindo minha participação.
Em alguns módulos, é possível que possamos aplicar o conhecimento no IESC ou nas aulas de Habilidades Médicas, no entanto, neste caso, a aplicabilidade foi um pouco prejudicada, o que já era compreensível e esperado.
Em meus estudos senti extrema dificuldade em estudar por livros, uma vez que o processo de carcinogênese ainda não está 100% compreendido pelo homem e estudos atualizados são lançados a cada mês, assim, considerando a desatualização destes,  busquei estudar por artigos recentes e de fontes confiáveis, confrontando sempre diversos estudos sobre o tema para garantir minha sedimentação do conteúdo estudado.
Observa-se que o grupo é bastante agitado, o que contrasta com a serenidade do tutor, este fato dificultou um pouco a penetração do mesmo nas discussões: como os debates costumam ser acalorados, torna-se bastante complicado penetrar na discussão e orienta-la. No entanto, apesar dessa dificuldade, na maioria dos casos, acredito que conseguimos chegar aos objetivos de aprendizagem e que conseguimos, no fechamento, compreender o conteúdo esperado.
Houve intensa correlação deste módulo com o laboratório morfofuncional. A compreensão da anatomia se mostrou fundamental para a compressão dos processos metastáticos. A compreensão completa dos processos e sua intima correlação com a anatomia se consolidou para mim na abertura da quinta situação problema, quando, ao observar o caso de câncer de pulmão, com metástase no cérebro, pude compreender como este processo deveria ter acontecido, correlacionando a vias de metástase e a anatomia dos vasos sanguíneos.
Em relação a avaliação parcial compreendo que há relativa dificuldade em avaliar o grupo, e concordo parcialmente com a avaliação. Levarei em conta todas as considerações feitas pelo professor, buscando sempre aprimorar. 
Os TBL´s desse poderiam ter sido melhor distribuídos, uma vez que, em um TBL depois do fechamento os alunos encontram-se extremamente cansados, o que diminui o rendimento e, em um TBL antes do fechamento, os alunos tem o desempenho prejudicado ao longo do fechamento. Compreendo, no entanto, que neste novo modelo há a necessidade da presença de todos os tutores, para que possam avaliar o grupo.
Em relação aos assuntos dos TBL´s, o primeiro TBL cujo assunto foi o ciclo celular, foi fundamental para consolidação do conhecimento; o segundo TBL, no entanto, não foi tão produtivo, o assunto abordado foi relativamente simples, e assim, pouco debate ocorreu; em relação ao terceiro, sobre os aspectos psicológicos do paciente, acredito que o assunto seja de extrema importância e que deve ser completamente compreendido pelo médico, e compreendo a necessidade de um TBL, uma vez que, sempre que abordamos os aspectos psicológicos no fechamento, eles são discutidos de maneira superficial.
Houve melhora nas aulas de práticas funcionais (que foram motivos de diversas reclamações no semestre anterior), os professores seguiram o roteiro, e estavam sempre dispostos a esclarecer eventuais dúvidas.

Comentários

Postagens mais visitadas