SÍNTESE REFLEXIVA DO SEGUNDO MÓDULO


O módulo de Saúde da Mulher teve um início conturbado; esse pequeno problema inicial pode ser correlacionado com a dificuldade do grupo com o tutor anterior, o que deixou os alunos um pouco “traumatizados’ e inseguros; no entanto, neste novo módulo e com auxílio da tutora as desavenças foram desaparecendo e, aos poucos, a convivência tornou-se mais harmônica.
Do meu ponto de vista esse módulo foi de grande crescimento pessoal e em termos acadêmicos, alguns conceitos discutidos já haviam sido abordados em temas anteriores e essa retomada garantiu maior consolidação do meu conhecimento em relação a esses temas, como por exemplo o ciclo menstrual que eu acreditava estar compreendido, mas que na abertura pude perceber várias lacunas no conhecimento, que foram preenchidas e, agora, certamente, posso dizer que tenho consolidado o ciclo menstrual.
O módulo serviu também para a melhor compreensão do binômio mãe-feto; compreender claramente que todas as alterações da mãe são em prol da criança que esta sendo gerado e que qualquer desequilíbrio pode ocasionar complicações muitas vezes grave; assim, o pré-natal se mostra, mais um vez, extremamente importante para evitar complicações potencialmente letais e evitar a iatrogênia.
Ao longo do módulo observou-se que há relativa polarização do debate: alguns alunos se expressam muito e outros pouquíssimo; acredito que houve melhora neste assunto, mas que ainda deve ser trabalhado pelo grupo ao longo deste último módulo, para garantir a participação de todos no debate de maneira cada vez mais homogênea. Cabe ao grupo compreender que o objetivo do processo tutorial é o aprendizado do grupo, assim, não há a necessidade de chegar “primeiro” e sim, de que todos cheguem juntos, o que não torna racional a presença de disputas internas ao grupo.
Outro tema que acredito que prejudicou um pouco o grupo durante as aberturas foi o estudo prévio nítido por parte de alguns, esses devem compreender que o objetivo do processo de abertura é o debate e a criação de hipóteses que não necessariamente devem estar corretas, inclusive, a criação de hipóteses erradas nos ajuda a sedimentar o conceito correto, pois sempre fica o pensamento “nossa, que absurdo nossa hipótese” no fechamento, a retomada das hipóteses durante o fechamento por alguns colegas foi fundamental para sedimentação de todo o conhecimento.
É valido ressaltar, que apesar dos detalhes acima, não há dificuldade de relacionamento entre os participantes do grupo e que há sempre respeito entre os alunos.
Em relação a tutora, não tenho crítica alguma, cabe agradecer pela paciência com o grupo e pela atenção individual dada a cada um dos alunos através das respostas da síntese.
Cabe um elogio a todos os TBL´s realizados: foram muito bem planejados e abordaram assuntos importantes; no entanto, assim como no módulo anterior, poderiam ter sido melhor distribuídos, uma vez que, em um TBL depois do fechamento os alunos encontram-se extremamente cansados, o que diminui o rendimento e, em um TBL antes do fechamento, os alunos tem o desempenho prejudicado ao longo do fechamento. Compreendo, no entanto, que neste novo modelo há a necessidade da presença de todos os tutores, para que possam avaliar o grupo.

Mais uma vez, expresso meu desconforto em relação a esse novo modelo de síntese: sempre vi as sínteses reflexivas como um momento em que eu poderia analisar, calmamente, minha participação na abertura e no fechamento, a profundidade dos meus estudos e meu deslocamento de conhecimento, dessa maneira, é necessário tempo para que se possa realizar uma reflexão completa; no entanto, neste novo modelo, como temos pouco tempo para escrever, acredito que houve prejuízo em minha reflexão, o que também dificulta que o tutor possa compreender a evolução de cada aluno.
Em relação à minha participação, acredito que foi homogênea em todas as sessões tutorias, no entanto, se comparado ao meu desempenho em módulos anteriores, observei que houve um pequeno déficit; acredito que essa queda no meu desempenho seja multifatorial, não se devendo a complexidade do módulo, porque, em nenhum momento senti dificuldade em compreender os objetivos de aprendizagem;  como já citado, estamos em um grupo bastante falante e alguns colegas acabam por praticamente esgotar um objetivo, e para evitar a repetição (que torna o processo de fechamento bastante enfadonho) e garantir a participação de todos, acabei diminuindo minha participação.
Em alguns módulos, é possível que possamos aplicar o conhecimento no IESC ou nas aulas de Habilidades Médicas e, nesse módulo, aplicamos alguns conteúdos nas aulas de Habilidades Ginecológicas.
Em relação aos meus estudos, busquei realiza-los por fontes confiáveis, e nesse modulo, se comparado ao anterior, estudei mais por livros, uma vez que grande parte dos processos estudados já estão consolidados no meio acadêmico; minhas fontes encontram-se anexadas ao fim desta síntese.
Houve intensa correlação deste módulo com o laboratório morfofuncional, no entanto, acredito que houve déficit em relação as aulas: não nos foram dadas atividades gatilho para que aplicássemos os conhecimentos do roteiro.  
Em relação a avaliação parcial, busquei levar em conta as considerações feitas pela tutora e acredito ter conseguido alguma melhora.
Gostaria de fazer algumas sugestões:
·         Acredito que ao montarem as provas os professores deveriam apresentar, junto com as suas questões, quais as respostas esperadas; assim, os outros tutores poderiam verificar se o assunto foi abordado em todas as tutorias na profundidade adequada e orientar melhor os alunos em caso de dúvidas sobre qual a resposta esperada no momento da prova.
·         Acredito que essa seja uma demanda de toda a sala: o envio dos Power Points utilizados nos TBL´s (alguns tutores já enviam, no entanto, outros não). Os PPTs servem como guia no momento de estudo, mas não como fonte exclusiva. Assim, muitas vezes perdemos a concentração tirando fotos dos slides, enquanto poderíamos estar focando de maneira exclusiva no professor.
·         As salas do TBL tem uma acústica complicada, de modo que cabe a sugestão da implantação de um microfone para que os professores não forcem tanto a voz e para que todos os alunos consigam ouvir.
·          Por fim, pelo menos dois alunos por grupo ficam de costas para a lousa e projeção dos slides, assim, ou prestam atenção no que está sendo falado ou realizam anotações. Esse problema poderia ser facilmente corrigido através da colocação de mais um projetor, virado para a outra parede.

FONTES:
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