SÍNTESE REFLEXIVA DO SEGUNDO MÓDULO
O módulo de Saúde da Mulher teve um início
conturbado; esse pequeno problema inicial pode ser correlacionado com a dificuldade
do grupo com o tutor anterior, o que deixou os alunos um pouco “traumatizados’
e inseguros; no entanto, neste novo módulo e com auxílio da tutora as desavenças
foram desaparecendo e, aos poucos, a convivência tornou-se mais harmônica.
Do meu ponto de vista esse módulo
foi de grande crescimento pessoal e em termos acadêmicos, alguns conceitos
discutidos já haviam sido abordados em temas anteriores e essa retomada garantiu
maior consolidação do meu conhecimento em relação a esses temas, como por
exemplo o ciclo menstrual que eu acreditava estar compreendido, mas que na
abertura pude perceber várias lacunas no conhecimento, que foram preenchidas e,
agora, certamente, posso dizer que tenho consolidado o ciclo menstrual.
O módulo serviu também para a melhor
compreensão do binômio mãe-feto; compreender claramente que todas as alterações
da mãe são em prol da criança que esta sendo gerado e que qualquer desequilíbrio
pode ocasionar complicações muitas vezes grave; assim, o pré-natal se mostra,
mais um vez, extremamente importante para evitar complicações potencialmente
letais e evitar a iatrogênia.
Ao longo do módulo observou-se que
há relativa polarização do debate: alguns alunos se expressam muito e outros
pouquíssimo; acredito que houve melhora neste assunto, mas que ainda deve ser
trabalhado pelo grupo ao longo deste último módulo, para garantir a
participação de todos no debate de maneira cada vez mais homogênea. Cabe ao
grupo compreender que o objetivo do processo tutorial é o aprendizado do grupo,
assim, não há a necessidade de chegar “primeiro” e sim, de que todos cheguem
juntos, o que não torna racional a presença de disputas internas ao grupo.
Outro tema que acredito que
prejudicou um pouco o grupo durante as aberturas foi o estudo prévio nítido por
parte de alguns, esses devem compreender que o objetivo do processo de abertura
é o debate e a criação de hipóteses que não necessariamente devem estar
corretas, inclusive, a criação de hipóteses erradas nos ajuda a sedimentar o conceito
correto, pois sempre fica o pensamento “nossa, que absurdo nossa hipótese” no
fechamento, a retomada das hipóteses durante o fechamento por alguns colegas
foi fundamental para sedimentação de todo o conhecimento.
É valido ressaltar, que apesar dos
detalhes acima, não há dificuldade de relacionamento entre os participantes do
grupo e que há sempre respeito entre os alunos.
Em relação a tutora, não tenho crítica
alguma, cabe agradecer pela paciência com o grupo e pela atenção individual
dada a cada um dos alunos através das respostas da síntese.
Cabe um elogio a todos os TBL´s
realizados: foram muito bem planejados e abordaram assuntos importantes; no
entanto, assim como no módulo anterior, poderiam ter sido melhor distribuídos,
uma vez que, em um TBL depois do fechamento os alunos encontram-se extremamente
cansados, o que diminui o rendimento e, em um TBL antes do fechamento, os
alunos tem o desempenho prejudicado ao longo do fechamento. Compreendo, no
entanto, que neste novo modelo há a necessidade da presença de todos os
tutores, para que possam avaliar o grupo.
Mais uma vez, expresso meu
desconforto em relação a esse novo modelo de síntese: sempre vi as sínteses
reflexivas como um momento em que eu poderia analisar, calmamente, minha
participação na abertura e no fechamento, a profundidade dos meus estudos e meu
deslocamento de conhecimento, dessa maneira, é necessário tempo para que se
possa realizar uma reflexão completa; no entanto, neste novo modelo, como temos
pouco tempo para escrever, acredito que houve prejuízo em minha reflexão, o que
também dificulta que o tutor possa compreender a evolução de cada aluno.
Em relação à minha participação,
acredito que foi homogênea em todas as sessões tutorias, no entanto, se
comparado ao meu desempenho em módulos anteriores, observei que houve um
pequeno déficit; acredito que essa queda no meu desempenho seja multifatorial,
não se devendo a complexidade do módulo, porque, em nenhum momento senti
dificuldade em compreender os objetivos de aprendizagem; como já citado, estamos em um grupo bastante
falante e alguns colegas acabam por praticamente esgotar um objetivo, e para
evitar a repetição (que torna o processo de fechamento bastante enfadonho) e
garantir a participação de todos, acabei diminuindo minha participação.
Em alguns módulos, é possível que
possamos aplicar o conhecimento no IESC ou nas aulas de Habilidades Médicas e,
nesse módulo, aplicamos alguns conteúdos nas aulas de Habilidades Ginecológicas.
Em relação aos meus estudos, busquei
realiza-los por fontes confiáveis, e nesse modulo, se comparado ao anterior,
estudei mais por livros, uma vez que grande parte dos processos estudados já
estão consolidados no meio acadêmico; minhas fontes encontram-se anexadas ao
fim desta síntese.
Houve intensa correlação deste
módulo com o laboratório morfofuncional, no entanto, acredito que houve déficit
em relação as aulas: não nos foram dadas atividades gatilho para que aplicássemos
os conhecimentos do roteiro.
Em relação a avaliação parcial,
busquei levar em conta as considerações feitas pela tutora e acredito ter conseguido
alguma melhora.
Gostaria de fazer algumas sugestões:
·
Acredito que ao montarem as provas
os professores deveriam apresentar, junto com as suas questões, quais as
respostas esperadas; assim, os outros tutores poderiam verificar se o assunto
foi abordado em todas as tutorias na profundidade adequada e orientar melhor os
alunos em caso de dúvidas sobre qual a resposta esperada no momento da prova.
·
Acredito que essa seja uma demanda de
toda a sala: o envio dos Power Points utilizados nos TBL´s (alguns tutores já enviam,
no entanto, outros não). Os PPTs servem como guia no momento de estudo, mas não
como fonte exclusiva. Assim, muitas vezes perdemos a concentração tirando fotos
dos slides, enquanto poderíamos estar focando de maneira exclusiva no
professor.
·
As salas do TBL tem uma acústica
complicada, de modo que cabe a sugestão da implantação de um microfone para que
os professores não forcem tanto a voz e para que todos os alunos consigam ouvir.
·
Por fim, pelo menos dois alunos por grupo
ficam de costas para a lousa e projeção dos slides, assim, ou prestam atenção
no que está sendo falado ou realizam anotações. Esse problema poderia ser facilmente
corrigido através da colocação de mais um projetor, virado para a outra parede.
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