SÍNTESE REFLEXIVA DO TERCEIRO MÓDULO: "Doenças resultantes da agressão ao meio ambiente", conhecido como "toxicologia".

     O terceiro módulo da quarta etapa "Doenças resultantes da agressão ao meio ambiente", conhecido como "toxicologia" teve um inicio menos conturbado se comparado aos módulos anteriores nos quais não havia harmonia no grupo e todos os participantes estavam adotando comportamentos defensivos; felizmente, fomos capazes de nos adaptar com o grupo, possibilitando cada vez mais um debate saudável e construtivo. 
     Inicialmente minhas expectativas para o módulo estavam extremamente baixas, me sentia cansada devido à densidade de conteúdo dos módulos anteriores e sem curiosidade em relação ao conteúdo que seria abordado durante essa unidade, em conversa com meus colegas percebi que esse sentimento de desmotivação era comum a boa parte deles, e atribui-a a aparente falta de complexidade do módulo quando, novamente, comparado aos anteriores; de fato, foi uma unidade mais simples que exigiu, pelo menos da minha parte, menor tempo de estudo para compreender cada tópico.
     Apesar desse sentimento inicial, me surpreendi bastante por enxergar a correlação desse módulo com a área da medicina em que pretendo me especializar: a Medicina do Trabalho é uma especialidade que trabalha com prevenção, entre outras coisas, de agravos causados em função da atividade laboral, buscando a saúde do trabalhador (saúde ocupacional); cabe ao Médico do Trabalho também observar a legislação para que possa atuar de maneira ética em sua área, trazendo benefícios ao trabalhador e a empresa. 
    Durante os dois primeiros problemas, foram discutidas intoxicações por organofosforados, carbamatos, metais pesados e outras substancias químicas; em casos de atividade laborais que possam ocasionar intoxicação por essas substancias, o Médico do Trabalho atua orientando sobre a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), realizando a prevenção primária; por meio de exames periódicos, realiza a prevenção secundária, melhorando o prognóstico dos pacientes e evitando a incapacidade. 
     O terceiro problema abordou a intoxicação por Paracetamol e interações medicamentosas. O conhecimento, por parte dos médicos de interações medicamentosas é extremamente importante para evitar que maiores danos sejam causados ao paciente, no entanto, sabemos que não é viável que todas sejam "decoradas"; assim, é necessário que o médico, ao prescrever medicamentos em conjunto tenha em mente a possibilidade de uma interação, formando uma linha de raciocínio. Por exemplo, ao prescrever um medicamento anticoagulante é importante observar se não há em conjunto, medicamentos que também possa diminuir a agregação plaquetária, causando hemorragias. 
     Durante as aberturas, busquei participar da discussão e elaborar algumas hipóteses e, em geral, consegui identificar com facilidade quais os objetivos almejados. Em meus estudos, diferentemente dos módulos anteriores, senti mais dificuldade em encontrar fontes confiáveis que abordassem os assuntos com a profundidade esperada. Nos fechamentos acredito ter conseguido expor meus estudos de maneira clara e consegui acompanhar a discussão do grupo compreendendo todo o conteúdo exposto por meus colegas. 
     O estudo prévio nítido por parte de alguns colegas na abertura prejudica um pouco o debate e a criação de hipóteses. É preciso compreender que o objetivo do processo de abertura é o debate e a criação de hipóteses que não necessariamente devem estar corretas, inclusive, a criação de hipóteses erradas nos ajuda a sedimentar o conceito correto, pois sempre fica o pensamento “nossa, que absurdo nossa hipótese” no fechamento. 
     Frente a avaliação parcial, na qual a tutora me alertou sobre estar "inibindo" a participação dos colegas mais tímidos, busquei, no fechamento seguinte, fazer observações mais pontuais abrindo mais espaço aos mais tímidos que tem dificuldade de se inserir no debate; acredito que ainda preciso melhorar neste aspecto, pois, em alguns momentos me senti ansiosa para falar e buscarei melhorar nesse aspecto; a participação de todos de maneira homogênea é fundamental para o crescimento do grupo. 
     A quarta etapa é sempre dita como "a pior do curso"; a dificuldade, do meu ponto de vista, não está relacionada a complexidade do conteúdo e sim com a pressão do corte que ocorre nesta etapa; assim, busquei, durante todo o semestre otimizar meu tempo de modo a não deixar nada para a última hora e cosneguir ter momentos de lazer sem estar com a consciência pesada por precisar estudar. Acredito que esse planejamento tenha sido fundamental para meu desempenho ao longo do semestre. 
     Mais uma vez, expresso meu desconforto em relação a esse novo modelo de síntese: sempre vi as sínteses reflexivas como um momento em que eu poderia analisar, calmamente, minha participação na abertura e no fechamento, a profundidade dos meus estudos e meu deslocamento de conhecimento, dessa maneira, é necessário tempo para que se possa realizar uma reflexão completa; no entanto, neste novo modelo, como temos pouco tempo para escrever, acredito que houve prejuízo em minha reflexão, o que também dificulta que o tutor possa compreender a evolução de cada aluno. A flexibilização dada pela tutora em podermos entregar na semana seguinte melhorou a situação. 
     Gostaria de fazer algumas sugestões:
     - Acredito que essa seja uma demanda de toda a sala: o envio dos Power Points utilizados nos TBL´s (alguns tutores já enviam, no entanto, outros não). Os PPTs servem como guia no momento de estudo, mas não como fonte exclusiva. Assim, muitas vezes perdemos a concentração tirando fotos dos slides, enquanto poderíamos estar focando de maneira exclusiva no professor. 
     - As salas do TBL tem uma acústica complicada, de modo que cabe a sugestão da implantação de um microfone para que os professores não forcem tanto a voz e para que todos os alunos consigam ouvir. 
     - Por fim, pelo menos dois alunos por grupo ficam de costas para a lousa e projeção dos slides, assim, ou prestam atenção no que está sendo falado ou realizam anotações. Esse problema poderia ser facilmente corrigido através da colocação de mais um projetor, virado para a outra parede. 

Comentários

Postagens mais visitadas